Mudanças: Em dois anos, Itupeva entra no mapa como uma das que mais crescem na região
No cargo há quase dois anos, o prefeito Ricardo Bocalon conseguiu colocar Itupeva no mapa. Promoveu mudanças, mexeu na maneira de gerenciar e hoje a cidade é um bom exemplo. Presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí pela segunda vez, Bocalon fala sobre Itupeva entre uma e outra visita a obras, atendimento de população e despacho com secretários.
O setor de Educação tem carinho especial, influência talvez de sua mulher, Idelma, que é professora. A implantação da primeira escola de ensinos infantil e fundamental em tempo integral do país é um caso. O outro foi dobrar o numero de vagas nas creches.
“Dobramos o numero de vagas nas creches, municipalizamos a merenda, o que garantiu às crianças o preparo de uma alimentação mais saudável, implantamos novas disciplinas na grade escolar; contratamos novos professores e aderimos ao sistema Sesi de ensino, que é uma das redes mais conhecidas em todo país por seu ensino de qualidade, ações que estão fazendo da educação em Itupeva, referência para todo o Brasil. Itupeva tem uma das melhores grades de ensino de todo o Brasil. Hoje, todas as escolas da rede municipal contam com aulas de Filosofia, Inglês, Música, Capoeira e Robótica”, diz o prefeito.
A mudança na Merenda Escolar foi elogiada – e continua sendo – por todos. “Mudamos completamente a merenda escolar das nossas crianças. Nós a tornamos ainda melhor, com frutas, verduras e legumes frescos, pois queremos que nossas crianças se alimentem bem, no horário certo, fazendo uso de pratos e talheres como usam em suas casas, sendo substituídos todos os pratos, que eram de plástico, por pratos de louça. As crianças agora tomam café da manhã, da tarde e a partir das 11h também tem almoço, que é mantido aquecido em modernos balcões térmicos, também adquiridos pelo nosso governo”.
Recentemente Itupeva passou a contar com o Forum, o que significou sua emancipação jurídica de fato. E levar o Forum para a cidade foi um desafio. “Durante mais de 14 anos tentaram trazer o Fórum pra Itupeva. Mas eu acreditei, unimos todo mundo, formamos uma força tarefa para o terceiro poder fosse realidade também em Itupeva, que hoje tem sua independência jurídica. Foi um sonho que realizamos. Uma das maiores, senão a maior, obra dessa cidade desde a emancipação, há 50 anos, que foi ter o poder judiciário instalado aqui”, afirma o prefeito.
Agora a meta é entregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Bocalon já assinou tudo o que precisava para a construção, que será na área central. Isso colabora no atendimento de urgência da cidade e desafoga o hospital. “A obra é uma conquista importante de nosso governo, em parceria com o Governo Federal, já que Itupeva é umas das únicas cidades do país com 50 mil habitantes que foi contemplada com uma UPA”, diz ele.
A choradeira do prefeito junto ao governador também já dá os primeiros resultados. De tanto pedir, Bocalon conseguiu que a rodovia Hermenegildo Tonoli (que liga Itupeva à rodovia dom Gabriel) fosse recapeada. O trabalho está sendo feito por trechos. E as duas passarelas sobre essa estrada também já estão entregues.
E barulho mesmo está dando a reforma completa da avenida Emilio Chechinato. Barulho no bom sentido. Apesar dos transtornos inevitáveis no trânsito, da poeira de certos dias, e do barulho das máquinas, todo mundo está aprovando. Quando pronta, a Emilio Chechinato será uma das mais modernas do Estado.
PUBLICIDADE