24.2 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Ibis, o prefeito que construiu a Avenida Nove de Julho

spot_img

Jundiaí, como algumas cidades paulistas, tem sua avenida Nove de Julho, data da eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932. Mas, nos anos 1970, quando foi anunciada sua construção, sobraram críticas para o então prefeito Ibis Crutz. Chegaram a dizer que a avenida ligaria o nada a lugar nenhum.
Metro quadrado mais valorizado de Jundiaí, a Nove de Julho é hoje importante centro comercial e palco de comemorações. Tem tráfego intenso a qualquer hora e é considerada uma espécie de avenida Paulista. O pai da criança é o ex-prefeito Ibis Pereira Mauro da Cruz, eleito em 1972 e empossado no dia 31 de janeiro do ano seguinte.
“Quando assumi a prefeitura, formei uma equipe de primeira linha, lembra o ex-prefeito. Trouxe o Helly Lopes Meireles, até hoje uma referência nos meios jurídicos, o Cândido Malta, o maior urbanista do Brasil, o Fernando Ribeiro do Val, para cuidar das finanças, e a empresa Sotaffe, indicada pelo prefeito paulistano Faria Lima”.
Com a equipe, Ibs fez o planejamento viário da cidade, buscou financiamento no governo federal e iniciou as obras. Construiu as marginais do Rio Jundiaí (avenida Frederico Ozanam), as avenidas 14 de Dezembro, a dos Imigrantes e a Nove de Julho, que deu mais barulho.
“A cidade toda era de paralelepípedo ou ruas de terra – conta Ibis – e resolvemos levar o asfalto até onde era possível. Mas a Nove de Julho foi a que mais críticas recebeu. Fundaram até um jornal, que saía durante todas as semanas, e cada oito páginas, dez eram de críticas, principalmente à nova avenida”.
No dia 10 de setembro de 1975 Ibis entregou o primeiro trecho, que ia da avenida Jundiaí até a Vila Lacerda. Em abril do ano seguinte, o segundo trecho, da avenida Jundiaí até a Via Anhanguera, onde hoje está a Estação Rodoviária. Ibis não conseguiu eleger seu sucessor, e o ritmo das obras diminuiu.
Quando as avenidas foram construídas, a Andrade Gutierrez, empreiteira que ganhou a concorrência, trabalhava 24 horas sem parar, com 1.200 operários. “Além das avenidas, asfaltamos o centro da cidade numa noite de sexta para sábado”, conta Ibis.
“O jundiaiense tomava ônibus na praça da Matriz, lembra o ex-prefeito, da Viação Cometa ou do Expresso Brasileiro. Montamos a Estação Rodoviária na Praça das Bandeiras, onde hoje está o terminal Central. Para isso, mandei cortar duas figueiras. Quase fui crucificado por causa disso. Mas, para compensar, mandei plantar 100 árvores, e a praça hoje é a mais arborizada da cidade”.
Na época, já se previa a saída dos ônibus da Praça das Bandeiras pela Nove de Julho, em direção à Anhanguera. A Bandeirantes viria anos depois. Mas não foi a Nove de Julho a marca de Ibis. “Quando cheguei à prefeitura havia um médico, sem consultório, e uma ambulância. Construí 14 unidades de saúde, contratei 70 médicos e comprei 14 ambulâncias”, lembra.
Não ficou por aí. “Naquela época a mortalidade infantil em Jundiaí era igual à do Nordeste. Fomos buscar água no Rio Atibaia, a 39 quilômetros, construí 13 reservatórios e dobrei a capacidade de tratamento da estação do Anhangabaú”, conta Ibis.
Mas a Nove de Julho marcou. Pela ousadia, pela novidade – foi a primeira a ter toda a rede elétrica subterrânea, a primeira a ter emissário de esgoto. “Antes, todo o esgoto do Centro e do Anhangabaú era jogado no Córrego do Mato, que está no meio da avenida. Aquilo fedia”, lembra ele.
E por que o nome Nove de Julho? “Sou de uma família de políticos, e a data é a mais importante, em termos de civismo, do Estado. Além disso, tenho dois irmãos que foram voluntários nessa revolução” – finaliza Ibis

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas