23.6 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

PSDB lança pré-candidato a vice. Titular não aparece

spot_img

Como o Grupo Cruz de Malta havia antecipado, Gustavo Martinelli foi apresentado oficialmente na noite de sexta

Na sexta-feira passada (13), o PSDB promoveu evento para anunciar a pré-candidatura do vereador Gustavo Martinelli como vice-prefeito. A cúpula do partido estava por lá: Miguel Haddad, deputado federal e presidente estadual do PSDB, o advogado Fernando de Souza, presidente do PSDB de Jundiaí, os vereadores Rafael Antonucci e José Galvão e o próprio Gustavo.
A reunião causou estranheza. O deputado estadual Luiz Fernando Machado, declaradamente pré-candidato a prefeito, não apareceu. A ausência provocou comentários nos meios políticos. No sábado, já se falava num possível racha do partido, uma vez Luiz estaria interessado em ter outro vice em sua companhia.
Esse interesse seria – segundo os mesmos comentários – pela ex-delegada Fátima Giassetti,  hoje no PR, como forma de firmar de vez a coligação PSDB e PR; ou então pelo atual presidente da Câmara e presidente do PTB de Jundiaí, vereador Marcelo Gastaldo, como maneira de trazer o partido para a coligação.
Com ou sem explicações o estrago foi feito. No sábado à tarde, um grupo de pré-candidatos a vereador se reuniu para combinar estratégias de buscar os prováveis cinco mil votos que seriam destinados a Martinelli, caso fosse candidato à reeleição. Com Martinelli fora, concluiu o grupo, há uma montanha de votos sobrando nas regiões da Vila Rami, Vila Maringá e região Sul.
A lógica, segundo os comentários e a própria história, é um partido anunciar primeiro seu pré-candidato a prefeito; o vice sempre fica para depois. No caso do PSDB, houve uma inversão. Gustavo confirmou ao JN que sua indicação faz parte de seu projeto político. Diz também que isso era esperado.
“Diante de uma reeleição histórica, a atuação durante esses anos, tanto na situação quanto na oposição, a indicação é uma consequência do trabalho desenvolvido. Sendo assim, essa decisão e consenso do partido era esperada”, afirma Gustavo. E mais – está com apoio do partido.
“Essa decisão tem apoio da bancada do PSDB, vereadores Tico e Rafael, coordenadoria da Juventude, da Educação e do Esporte, do deputado federal Miguel Haddad, do grupo de discussão Café com Política, membros do diretório e da executiva e do presidente do partido Fernando de Souza”, diz Martinelli.
O deputado federal Miguel Haddad também tem suas explicações. “Se o PSDB tiver a oportunidade de lançar o vice-prefeito, o nome acolhido por todos foi o do vereador Gustavo Martinelli”, afirma Miguel. Ele diz também que o fato do partido sair com chapa pura ou não será uma decisão ao longo do processo eleitoral. E admite que havia outros concorrentes: “Havia alguns nomes, mas houve consenso em torno da indicação do Gustavo Martinelli”, afirma.
Já o presidente do partido, Fernando de Souza, diz que não havia outros pretendentes. ”Não havia nenhum pretendente, nem mesmo o vereador Gustavo pleiteou o lugar. O partido fez a indicação”, afirma Fernando. Ele também afirma que não houve consulta aos demais partidos sobre a indicação.
“Não houve consulta formal aos demais partidos, até porque outros partidos também já fizeram as suas indicações. É um ato interno do PSDB, não é ainda uma decisão da coligação, que deverá, por óbvio, participar dessa decisão”, diz Fernando, que também explica que a coligação não está fechada. “A coligação ainda não está fechada, temos alguns partidos anunciados, como o PR, PSB e DEM, mas posso adiantar que a coligação será maior e os partidos terão a prerrogativa de fazer o anúncio para os seus filiados antes” diz ele.
Com 2300 filiados, o PSDB inteiro teria apoiado a indicação de Gustavo, segundo Fernando. Já o deputado Luiz Fernando mandou nota, por sua assessoria, informando que “ele (o deputado) é pré-candidato a prefeito de Jundiaí, mantém respeito e amizade pelo vereador Gustavo Martinelli”.
Luiz justifica também sua ausência ao evento de sexta, afirmando que se deu por causa de sua agenda. E quanto ao pré-candidato a vice-prefeito, a nota afirma que “é válido ressaltar que caberá a uma decisão coletiva entre os partidos coligados”.
Teoria da Conspiração
Tudo está muito estranho. Na sexta, o anúncio do vice sem a presença do titular. No sábado, André Benassi e Sérgio Del Porto, fundadores do PSDB, no encontro do PPS para o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Benassi, ex-PSDB. André não se incomodou nem um pouco em ostentar um adesivo do PPS em sua camisa.
Há quem aposte que Luiz Fernando abra mão de sua candidatura a prefeito, continuando como deputado. Nesse caso, o PSDB tenderia a se unir ao PPS, e assim Gustavo seria o vice de Ricardo, que encabeçaria a chapa. Mas é só uma teoria.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas