24.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Atualização dos mapas do Google mostra Brasil com mais detalhes

spot_img

Mais de 700 bilhões de píxeis em imagens de satélite foram processados por 43 mil computadores para uma vista melhor da Terra

O mapa de imagens de satélite do Google agora permite ver a Terra de cima como uma única foto contínua que envolve o planeta inteiro. No entanto, o novo mapa disponível nas ferramentas gratuitas Google Maps e Google Earth é, na verdade, um mosaico formado por um petabyte (que equivale a um terabyte ou 1 milhão de gigabytes) de imagens de satélite.
São mais de 700 bilhões de píxeis individuais, tirados, em sua maioria, das imagens feitas pelo satélite da Nasa Landsat 8, lançado em 2013. “Para colocar isso em perspectiva, 700 bilhões de pixels são sete mil vezes mais pixels que o número estimado de estrelas na Via Láctea ou 70 vezes mais pixels do que o número estimado de galáxias no universo”, informou o Google Maps em seu blog oficial, ao anunciar a renovação do mapa. Para criar esse novo mosaico foram necessários 6 milhões de horas de processamento dos dados, explicou Elizabeth Davidoff, chefa de comunicação do Google Maps.
O trabalho foi distribuído entre 43 mil computadores, o que levou uma semana. Se tivesse trabalhado com apenas um computador, o Google teria de começar a trabalhar no século 13 para conseguir lançar a novidade esta semana, disse Davidoff. O resultado destes números incríveis é um atlas formado por imagens de maior precisão e nitidez, cores mais reais e, além de tudo, sem nuvens.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas