Considerado o maior compositor clássico do Brasil, Antonio Carlos Gomes nasceu há 180 anos em Campinas
O Teatro Alla Scala, de Milão (Itália), é considerado um templo da ópera. E foi lá que Carlos Gomes mostrou pela primeira vez a ópera O Guarani em março de 1870. Foi o segundo mais encenado no teatro, só perdendo para o italiano Giuseppe Verdi, que entre outras preciosidades, compôs Aída. No dia 11 passado, comemorou-se os 180 anos de nascimento de Carlos Gomes.
Na época do Guarani, pouco se sabia do Brasil na Europa. O escritor Rubem Fonseca, autor do romance que serve de base para o roteiro de filme sobre Carlos Gomes, o rotulou como Selvagem da Ópera.
Em setembro deve acontecer o lançamento do primeiro de quatro volumes da biografia de Carlos Gomes, escrita pelo historiador Jorge Alves de Lima. O título é “Carlos Gomes – Sou e sempre serei o Tonico de Campinas”. No ano que vem o filme chega às salas de cinema. Lima Duarte fará o papel do compositor. O filme é dirigido por Ariane Porto.
Carlos Gomes era filho de Manoel José Gomes, o Maneco músico, e Fabiana Maria Cardoso. Em 1859 entrou para o Conservatório de Música do Rio de Janeiro, onde foi o melhor aluno durante cinco anos. Com isso, ganhou uma bolsa de estudos na Itália, onde chegou com uma carta de recomendação do imperador Dom Pedro II.
Carlos Gomes desembarcou em Milão com um compromisso assumido com o imperador – escrever uma composição importante nos primeiros dois anos de sua estada na Europa. Ao adaptar o romance de José de Alencar, Carlos Gomes seguiu a tendência em moda na Europa de seu tempo – a curiosidade sobre povos e costumes estrangeiros.
A atração pelo exotismo aparecia em A Africana, ópera de Giacomo Meyerbeer encenada em Paris em 1865. É nesse contexto que a obra mais famosa de Carlos Gomes estreou, em 19 de março de 1870, no Alla Scala de Milão. Décadas depois de sua morte, a abertura de O Guarani permanece o tema do programa de rádio Hora do Brasil, criado no governo Getúlio Vargas e rebatizado como A Voz do Brasil em 1971.
Além do Guarani, Carlos Gomes tem entre suas obras de maior sucesso óperas como Lo Schiavo, Fosca e Maria Tudor. Casou-se com a pianista Adelina, cuja família o considerava um selvagem. Morreu em setembro de 1896, aos 60 anos, em Belém do Pará, onde dirigia o conservatório.




