29.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Lei no Havaí estuda proibir o cigarro para menores de 100 anos

spot_img

Imagina você se a venda do cigarro no Brasil fosse liberada apenas para quem tivesse mais de 100 anos. Pois é isso que legisladores do Havaí pretendem com um projeto de lei, por acreditarem que o tabaco é o artefato mais mortal da história humana. Se aprovada a lei passaria a valer a partir de 2024.

A proposta da lei é aumentar a idade mínima aos poucos, elevando para 30 em 2020, 40 em 2021, 50 em 2022, 60 em 2023 e finalmente 100 em 2024. Isso significa que os centenários manterão o direito de fumar, mas será complicado encontrar o produto nas prateleiras, já que a demanda será muito menor.

O projeto de lei também alerta sobre a influência das empresas na questão. “Embora o cigarro seja viciante devido à presença da nicotina, a indústria do tabaco manipulou ainda mais o design dos cigarros, a fim de aumentar a dependência ao produto.”

No entanto, a proibição não impede que os turistas tragam seus próprios cigarros, nem se estende a outros produtos, como cigarros eletrônicos e chicletes com tabacos. A ideia é que os produtos de tabaco não combustíveis são menos prejudiciais do que o restante.

Esta não é a primeira vez que o Havaí toma medidas para diminuir o consumo o item: apesar da dificuldade de uma proibição total nas vendas, o estado tem o direito de aumentar o limite de idade legal além do mínimo de 18 anos, e já elevou a idade permitida para fumar para 21 anos, tornando-se o primeiro estado norte-americano a fazê-lo.

Para se tornar lei, o projeto terá que passar pela legislatura estadual e provavelmente sofrerá pressão da indústria de tabaco dos Estados Unidos.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas