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quinta-feira, 25 abril, 2024

Bruno Covas restringe motocicletas na marginal Pinheiros

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A gestão Bruno Covas (PSDB) irá restringir o acesso de motociclistas à pista expressa da marginal Pinheiros, no sentido Castello Branco. Além disso, criará áreas na cidade de São Paulo em que os carros deverão andar em velocidades mais baixas, de até 30 km/h.

As medidas estão no Plano de Segurança Viária 2019-2028, e tentam diminuir o número de mortes na grande São Paulo.

Segundo dados do Infosiga, do governo do estado, em 2018, a cidade não conseguiu reduzir o número de mortes em relação a 2017. A capital registrou 884 mortes no ano passado.

A meta da gestão João Doria/Bruno Covas (PSDB) é chegar em 2020 com o índice de 6 mortes do tipo a cada cem mil habitantes. Pelos dados do Infosiga, a taxa atual é de 7,26. Em Nova York, por exemplo, a taxa é de 2,3.

De acordo com a nova regra, motociclistas estarão proibidos de acessar a pista expressa da marginal pinheiros no sentido Castello Branco. A mudança deverá acontecer até maio.

Esta não é a primeira lei que proíbe motociclistas em vias. A proibição às motos já ocorria nas pistas expressa e central da marginal Tietê, entre as 6h e 22h.

O veto às motos na pista expressa da marginal Pinheiros, no sentido Interlagos, ainda não é possível, pois em alguns pontos dela não há divisão entre pista local e expressa. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estuda uma forma de criar uma espécie de pista local nesse sentido da marginal. A meta é que essa separação ocorra até 2020.

A maior restrição às motos é uma tentativa de reduzir o número de mortes de motociclistas nos últimos anos na cidade. Morre aproximadamente um motociclista por dia em São Paulo.

Tráfego de 30 km/h em áreas calmas

Uma outra novidade do plano é a criação de áreas calmas, ou seja, regiões onde os motoristas deverão dirigir em velocidade mais baixa, de aproximadamente 30 km/h, por exemplo.

A redução de velocidade dos carros é motivada não só pela imposição de novos limites de velocidade, mas também com a redução da área destinada aos veículos em alguns pontos de ruas e avenidas, como por exemplo, em algumas curvas e cruzamentos.

Nas áreas calmas, há também a ampliação de calçadas, reforço da sinalização e instalação de faixas de pedestres elevadas.

As primeiras regiões que deverão receber áreas calmas são São Miguel, na zona leste, Santana, na zona norte, Lapa, na zona oeste, e no centro da cidade.

São Miguel deve ser a primeira região a receber as alterações por estar com o projeto mais avançado em relação aos outros locais.

Licitações deverão ser feitas para a construção dessas intervenções. Cada um desses processos deve durar 120 dias e a gestão Covas já admite que parte das intervenções irão ficar para a próxima gestão.

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