Desde 17 de dezembro passado, a prefeitura de Francisco Morato, por meio da Secretaria de Educação, iniciou uma ação inédita na história da cidade, o programa Mãos à Obra na Escola, que é o maior plano de recuperação das escolas municipais.

Entre as diversas ações programadas serão efetuadas troca de parte elétrica, pinturas externas e internas, troca e reforma de telhados, adequação e troca de pisos, reforma de banheiros, instalação de pisos de borracha, de bebedouros, cobertura de pátio e quadras, adequação de cozinhas e outras.
A implantação do programa Mãos à Obra na Escola foi uma prioridade eleita durante as plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA) realizadas em vários bairros durante 2017, quando a prefeitura ouviu as reivindicações de pais e responsáveis pelos alunos da cidade, e na área da Educação, a prioridade das reivindicações foi a infraestrutura das escolas. Por causa disso, a atual administração firmou compromisso de reestruturar e equipar as unidades escolares para as mais de 23 mil crianças que as frequentam.
As primeiras escolas a receberem as reformas foram a Cândido Portinari, Radialista Jaime Gonçalves, Paulo Freire, Olavo Bilac, Zélia Gattai, Alfredo Volpi, Francisco Morato, Érico Veríssimo e Padre Luiz Sérgio Pacheco do Nascimento.
Atualmente, as escolas que estão passando pelo Mãos à obra na escola são a Elba Nóbrega Sobral, Paulo Freire, Olavo Bilac, Machado de Assis, Tânia Fernandes e Alfredo Volpi.