22.3 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Moradores de Itupeva reclamam de guaritas da Guarda Municipal abandonadas

spot_img

Moradores de seis bairros de Itupeva reclamam de guaritas construídas para a Guarda Civil Municipal que ainda não foram utilizadas para monitoramento e segurança. De acordo com eles, elas estão abandonadas e sem função.

Na Avenida Emílio Chechinato, no bairro São Roque da Chave, foi construído um dos postos que seria da guarda, mas o que restou dele foram tijolos amontoados e ferros retorcidos.

A guarita da Vila São João ainda existe e está com as paredes pichadas. A construção acabou virando uma biblioteca comunitária, mas os moradores contam que o lugar fica trancado e, apesar de ter livros lá dentro, não funciona mais.

“Eu, por ter duas crianças em casa, poderia trazer para estar fazendo uma leitura e até auxiliando na educação”, conta uma moradora do bairro que preferiu não se identificar.

O posto do bairro Santa Fé teve as paredes pichadas e a fachada diz que a prefeitura também tinha planos de dar à população um espaço para leitura, mas lá dentro não tem livro nenhum. Os moradores dizem que há anos o lugar está abandonado.

“Faz uns 12 anos que foi construído, mas nunca vi funcionar”, conta o metalúrgico Francisco Siqueira.

Já a guarita do bairro Santa Eliza fica ao lado de um posto de saúde e está com a porta arrombada. Os moradores também dizem que o local nunca recebeu a Guarda Municipal.

No bairro Guacuri, o tempo retirou boa parte da pintura e ainda dá para ler que o espaço foi construído para funcionar um posto avançado da Guarda Municipal. Na fachada está escrito que foi uma parceria da prefeitura com a Associação Amigos do Guacuri e é a única construção em que a Polícia Militar é mencionada, mas o espaço está vazio e com infiltrações nas paredes.

No portal de boas-vindas da cidade, as guaritas foram construídas em um formato diferente das outras espalhadas pelos bairros, mas também estão abandonadas.

Em uma delas, os criminosos levaram a porta, qualquer pessoa pode entrar, faltam vidros na janela e até a pedra do balcão foi retirada. As paredes são de pedras, mas, mesmo assim, estão pichadas.

“É com o dinheiro público que foi construído, para ficar desativado?”, questiona o aposentado Sebastião Ferreira Alves.

Em nota, a Prefeitura de Itupeva informou que, assim que a atual gestão assumiu a administração, os prédios públicos mencionados já estavam desativados.

“Foram feitos estudos que mostraram uma baixa procura por parte da população no serviço oferecido. Por exemplo, algumas unidades chegavam a emprestar um livro por mês. Além disso, a maioria dos materiais era didáticos e não literários”, explica a prefeitura sobre os espaços de leitura.

“Por falta de recursos humanos e orçamentários ficou decido manter os espaços fechados e os livros literários foram recolhidos e enviados para a Biblioteca Central, onde estão à disposição da população”, explica a nota.

Em relação à utilização pela Guarda Municipal, a prefeitura diz que “com o avanço tecnológico e o número do efetivo itupevense, a prefeitura decidiu centralizar as ações na base da GCM”.

Com isso, a unidade do Guacuri será cedida à associação dos moradores do bairro, que vai passar a administrar o espaço. Além disso, a prefeitura disse que está preparando e reformando a unidade do bairro Santa Fé para receber a base da Defesa Civil.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas