Em novembro de 2017, a prefeita de Francisco Morato Renata Sene conseguiu com que a maior obra da história da cidade, que estava parada há anos, fosse retomada, e em breve será entregue – a estação ferroviária da CPTM. Para ver como anda o trabalho, Renata Sene participou de vistoria técnica às obras da nova estação ferroviária.
Segundo o diretor de engenharia, Marcelo Machado, a parte que abrange as obras civis já está com 60% de sua construção concluída, e a expectativa de entrega da parte operacional é no final do primeiro semestre de 2020.

A nova estação terá seis mil metros quadrados de construção, com três plataformas de embarque e desembarque, paisagismo, escadas rolantes, elevadores e com sistema de acessibilidade completo, terá acesso aos terminais rodoviários Leste e Oeste e à rua Gerônimo Cayetano Garcia.
Além da estação em si, também está sendo feita a construção das vias permanentes, por onde passam os trens, vias aéreas, sinalização e pátio norte, que é um recuo para estacionamento dos trens. 45 mil moratenses usam a Linha 7 – Rubi todos os dias. Essa é a maior linha da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão e liga a Estação da Luz a Jundiaí. O trecho maior, com 39 quilômetros, da Luz até Francisco Morato, atende 395 mil passageiros nos dias úteis.
“Desde o primeiro dia do nosso mandato, estamos lutando pela retomada dessa obra, que é fundamental para nossa cidade. Francisco Morato precisa e merece essa obra, com essa qualidade e grandiosidade. Meu sentimento hoje, não só como gestora, mas como moratense, é de felicidade por ver que a estação tão aguardada está tomando forma e está perto de ser realidade”, afirmou a prefeita.