Connect with us

Geral

Treinamento da NASA pode ajudar na recuperação do tratamento de câncer

Novo estudo aponta que os exercícios desenvolvidos pela NASA para ajudar os astronautas a suportar o estresse de viagens espaciais podem ser úteis na recuperação de pacientes com câncer que passam por quimioterapia e outros tratamentos.

Segundo pesquisa, publicada na revista científica Cell, os organismos dos astronautas ficam sujeitos à gravidade zero e altos níveis de radiação, o que tem um impacto semelhante de tratamentos como a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

A falta de atividade física e as mudanças no peso corporal são alguns dos efeitos em comum entre astronautas e pacientes com câncer. Consequentemente, sintomas como atrofia muscular, desmineralização óssea, anemia e disfunção imunológica são experimentados.

“Os astronautas podem ter algo chamado ‘neblina espacial’, no qual apresentam problemas para se concentrar ou esquecimento. Isso é muito parecido com o que alguns pacientes com câncer experimentam”, disse em comunicado Jessica Scott, uma das pesquisadoras.

Na década de 1960, cientistas da NASA calcularam que os astronautas que participavam das missões Gemini sofreram uma redução de 25% no condicionamento cardiorrespiratório após quatro dias de pouca gravidade. Curiosamente, vários tratamentos anticâncer produzem um declínio semelhante.

Ao elaborar um protocolo para combater os efeitos dos voos espaciais, a NASA não optou pelo uso de medicamentos, pois eles poderiam causar sonolência ou arritmia. Em vez disso, foi introduzido um programa de exercícios para melhorar os sistemas corporais antes das viagens espaciais, aumentando a capacidade dos astronautas de suportar o estresse das missões.

A atividade física é projetada para ajudar os astronautas a manter sua funcionalidade fisiológica em cerca de 75% dos níveis anteriores ao voo espacial. O treinamento após o desembarque na Terra garante que eles retornem à sua capacidade “original” o mais rápido possível.

“A reabilitação com exercícios não é padrão para pessoas com câncer”, aponta o relatório do estudo. “Essa estrutura de exercícios da NASA poderia ser aplicada para ajudar quase um milhão de indivíduos que serão diagnosticados com câncer nos Estados Unidos este ano, assim como mais de 15 milhões de sobreviventes de câncer nos EUA hoje”, comentou Scott.

Click to comment