Número de startups no Brasil aumentou 20 vezes nos últimos oito anos

O Brasil tem 12.700 startups, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) — crescimento de 27% em relação a 2018, quando eram 10 mil empresas. E 20 vezes mais do que em 2011, ano de fundação da Abstartups, que contabilizou 600 negócios à época.

Startups são empresas de base tecnológica que têm crescimento rápido e escalável — com aumento de ganhos sem inflar os custos.

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“As startups viraram o jogo, estão muito presentes no nosso dia a dia, nos smartphones, nas ferramentas que a gente usa para se comunicar, na forma como a gente compra e contrata. O nosso universo contextual está tendo participação efetiva das startups”, avalia o presidente da Abstartups, Amure Pinho.

E as brasileiras estão cada vez mais na mira dos investidores, pelas soluções inovadoras e pelo cenário econômico, de juros baixos que estimulam investimento de risco.

Amure destaca a redução na taxa básica de juros como um dos impulsionadores dos investimentos no setor: “Tivemos uma entrada muito forte de capital externo no Brasil. Pode-se ver com a entrada do SoftBank (conglomerado japonês de telecomunicações) investindo em vários unicórnios. Isso aconteceu, em grande parte, porque a gente teve uma queda da taxa de juros e essa queda faz os investidores saírem dos bancos e investimentos mais conservadores para investimentos um pouco mais arriscados, e as startups acabam se beneficiando disso. O resultado que a gente tem é que, a cada ano, as startups vão ganhando muito espaço na economia brasileira, redesenhando, de certa forma, parte da economia através da inovação”.

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Um dos investimentos mais recentes do SoftBank foi na VTEX, empresa brasileira que desenvolve plataformas de e-commerce. “Você consegue construir uma empresa bilionária só no Brasil sem pensar no mundo todo. O Brasil tem milhões de consumidores, oportunidades do agro a hardware. A Selic batendo 4,5%. Bancos, investidores precisam diversificar. E a gente vem de uma safra com bons empreendedores”, destaca Alfredo Soares, vice-presidente Institucional da VTEX.

A empresa desenvolve soluções de e-commerce para 40 mil pequenas e médias empresas, e 2 mil grandes empresas pelo mundo. Está há 20 anos no mercado e encerrou 2019 com um aporte de R$ 580 milhões do SoftBank, e dos fundos brasileiros Gávea Investimentos e Constellation Asset Management.

“O Brasil é um grande centro de digital, é um grande centro de negócios na internet, desde softwares a microsserviços e a hardware. Marketing digital também é algo que o Brasil exporta muito também. A gente quer fazer o Brasil ser conhecido não só pelo futebol, pelo surf agora, e pelo samba, mas também pela tecnologia de e-commerce. A gente quer transformar o Brasil num polo de e-commerce global, onde empresas do mundo todo venham contratar empresas do ecossistema”.

Um dos diferenciais que o país exporta para o mundo é o tradicional parcelamento. “Enquanto para a gente o parcelamento é algo normal, em vários países são startups que permitem os lojistas a parcelarem. A gente tem muita expertise no Brasil”, diz Alfredo.

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