18.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Histeria é burrice

spot_img

Nem vamos falar sobre coronavírus. Esse assunto já encheu bem. Jà deu nas tampas. O problema é a consequência que isso está causando. Basta ir a supermercados e farmácias. O povo está estocando o que pode. Dá impressão que vamos iniciar uma guerra. Que vamos ficar sem nada. E mais engraçado, é que o que se vê nos carrinhos não é muita comida.

O povo está comprando papel higiênico. A impressão é que o mundo logo se transformará num grande banheiro. Os memes espalhados em redes sociais explicam, de maneira jocosa, o porquê do papel higiênico – toda vez que alguém espirra os dez que estão em volta se borram de medo.

Em 1986, logo depois do Plano Cruzado (o brilhante plano do então presidente Sarney, que decretou que um dólar valia um cruzado), as mercadorias sumiram das gôndolas. Quando apareciam, o povo comprava o que podia. Mas tinha uma justificativa válida. O governo havia tabelado tudo, e as empresas queriam cobrar preço maior que as infantis tabelas de Sarney.

Agora a situação é outra. E bem diferente. Não estão faltando mercadorias. Em alguns casos, há comerciantes desonestos demais escondendo mercadorias para forçar o aumento no preço. Comerciantes desse tipo deveriam ser linchados. Não se acha álcool gel. Como se tendo álcool gel em casa tudo ficaria resolvido.

A consequência também está em algumas atitudes de pessoas públicas. O bispo Edir Macedo, dono da Igreja Universal, afirmou que o vírus é coisa do Satanás. Uma médica – que já está sendo investigada – andou receitando poções milagrosas para seus pacientes enganarem o vírus. Nas redes sociais, recomenda-se fever dentes de alho e depois tomar o suco resultante. Se alguém aparecer dizendo que é preciso comer fezes para se livrar do vírus, tem que vá se fartar.

Os norte-americanos têm suas paranóias e histerias. Com alguma razão. Na época da Guerra Fria,quando americanos e russos não se entendiam, vendia-se abrigos, verdadeiros bunkers, como água. Também por lá, quando é anunciado algum furacão, o povo corre aos supermercados. Mas é justificável.

Ante tanta desgraça, tanta notícia ruim, melhor ficar com as brincadeiras. E nesse ponto, o brasileiro precisa ser mesmo estudado. O que sobra em rede social é meme. Pelo menos se ri um pouco e dá pra fugir dessa histeria. Até quando isso vai durar ninguém sabe. Não se sabe também quando os jornais e TVs mudarão de assunto. Só se fala nisso. E de todos os memes até agora circulando, o melhor é a do sujeito que afirma que vai viajar para a China. A China, como se sabe, é o lugar onde tudo começou. E esse pretenso viajante promete vingança aos chineses – vai levar uma caixa cheia de mosquitos da dengue. Melhor estudar o povo brasileiro logo. Antes que a histeria e os memes passem.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas