A prefeitura de Itu, com participação da iniciativa privada, concluiu a instalação de seu Hospital de Campanha para o enfrentamento da covid-19. A unidade de reforço no atendimento dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus está pronta para funcionar no prédio da Maternidade Borges, na antiga Santa Casa.
São 40 leitos; cada quarto está equipado com camas, suporte de soro, escada, ar condicionado, painel de gases (diferencial dos outros hospitais de campanha), roupa de cama e banho. A estrutura conta com alguns respiradores para suporte de emergência, que serão usados conforme demanda.
O atendimento no hospital de campanha, a partir de agora, será conforme a demanda. Começando a aparecer os casos positivos com necessidade de internação clínica, eles serão direcionados primeiro para a ala separada para o coronavírus do Hospital Municipal e conforme as vagas forem preenchidas os pacientes serão direcionados para o Hospital de Campanha.
Entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e equipe administrativa, serão 50 profissionais da rede municipal que foram realocados e já estão de prontidão para atuar. Foram investidos aproximadamente R$ 900 mil no local, sendo que 10% desse valor vieram dos cofres públicos e o restante de doações de empresários locais, em especial do setor da construção civil.




