A Prefeitura de Atibaia autorizou a reabertura de academias na cidade durante o período de quarentena. O decreto da prefeitura foi publicado na terça-feira (12) e determina algumas regras para que esses estabelecimentos possam funcionar.
A medida do prefeito Saulo Pedroso segue o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que incluiu academias, salões de beleza, e barbearias como atividades essenciais.
Segundo a prefeitura, a reabertura será mantida, já que o decreto municipal para a flexibilização da quarentena tem autorização judicial e já está em vigor.
Segundo o prefeito Saulo Pedroso, a administração levou em conta o decreto federal para autorizar o funcionamento das academias e impõe regras para a reabertura.
Além da necessidade de higienização frequente, entre as normas estão o limite de pessoas conforme capacidade do estabelecimento, distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e proibição de receber pessoas dos grupos de risco para Covid-19.
Confira abaixo todas as regras para o funcionamento das academias:
- limitar a quantidade de clientes/alunos a no máximo 20% da capacidade do estabelecimento e manter o distanciamento de no mínimo 1,5 m entre as pessoas;
- é proibido qualquer tipo de atividade que possua contato físico;
- uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel;
- exigir uso de toalhas individuais e uso do bebedouro somente para garrafas próprias;
- organizar alunos em grupos, para que haja intervalo mínimo de 15 minutos para limpeza e desinfecção dos equipamentos;
- desativar o uso de digital nas catracas de acesso;
- apenas 50% dos armários e aparelhos de cardio como esteira, bicicleta ergométrica, elíptico e remo devem ser utilizados de maneira que se possa intercalar um equipamento em utilização e outro vazio;
- é proibida a participação de pessoas em grupo de risco.
Segundo a prefeitura, “a nova medida atende a solicitações feitas pela Associação Comercial de Atibaia (ACIA) e leva em consideração a importância das atividades físicas para a saúde do corpo e da mente, ajudando a fortalecer o sistema imunológico”.
As academias que não seguirem as regras de funcionamento poderão ser multadas e ter o alvará cassado, informou a prefeitura.