A Prefeitura de Valinhos finaliza nos próximos dias acordo com as escolas e entidades particulares que mantêm 12 creches sob contrato com o município para atendimento de crianças de Educação Infantil, de até 4 anos na cidade. O objetivo do acordo é a redução dos valores pagos pela Prefeitura durante o período em que as aulas estão suspensas pela pandemia do coronavírius.
O diálogo foi aberto depois de um alerta feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) aos municípios sobre os riscos de efetuarem pagamentos sem que serviços sejam efetivamente prestados no período da quarentena.
Entre as creches que prestam o serviço, oito são escolas particulares contratadas. Há ainda uma entidade do Terceiro Setor que atende por chamamento público e mantém quatro unidades na cidade. Juntas, as 12 unidades atendem 1.300 crianças em Valinhos.
O secretário da Educação, Zeno Ruedell, propôs que o pagamento do mês de abril seja feito com um desconto de 20% nos valores mensais. O cálculo do valor de redução foi feito considerando que alguns itens da rotina das entidades não estão em operação e por isso não geraram gastos a elas no período de suspensão das aulas, como alimentação e limpeza. Nas creches de Educação Infantil, cada criança recebe cinco refeições diariamente.