Em novembro de 2016, Juan Francisco León deu início às obras de restauração do prédio de três andares que comprou para morar em Jaén, na Espanha. Entretanto, quando a parede de gesso de uma das salas foi derrubada, o proprietário deparou-se com uma fachada renascentista do século XVI que se estendia aos restantes pisos da casa.
Segundo o Strambotic, o autor da obra seria o arquiteto Andrés de Vandelvira (1505 – 1575), responsável pelos edifícios mais importantes das cidades espanholas de Úbeda e Baeza.
Após a surpresa inicial, León comunicou o achado às instituições que salvaguardam o patrimônio local. Agora, ele espera um prêmio em dinheiro como recompensa, que corresponde à metade do valor atribuído aos objetos encontrados.
Juan afirma estar disposto a ceder espaço em seu prédio – que possui 25 metros quadrados por andar – para que a fachada renascentista possa ser vista da rua em todo o seu esplendor: “Cumpri minha obrigação de cidadão e agora cabe aos outros cumprir sua parte.” – Declarou.