A Justiça Eleitoral determinou que Itupeva realize eleições suplementares para escolher um prefeito para a cidade que deve comandar o município até o final do ano.
O processo eleitoral já foi aberto pelo atual presidente da Câmara dos vereadores, Jota Júnior. Desta forma a eleição será realizada pelo poder Legislativo e os eleitos ocuparão o cargo somente até o dia 31 de dezembro de 2020.
A eleição terá as mesmas regras que uma eleição normal porém quem irá eleger o prefeito e vice-prefeito serão os vereadores da cidade.
As eleições para o novo prefeito de Itupeva, devem ocorrer em, no máximo 30 dias.
Entenda o caso
O prefeito de Itupeva Marcão Marchi, teve seu mandato (que se encerra em 2020) cassado pela Justiça Eleitoral. Com isso Marcão teve de sair da prefeitura e, em seu lugar, assumiu a presidente da Câmara, Tatiana Salles.
Contudo a Justiça Eleitoral, cumprindo as regras eleitorais, entendeu que o cargo de prefeito não poderia ser exercido por Tatiana Salles até 31 de dezembro e determinou a realização de uma eleição indireta para o cargo de prefeito.
Desta forma, agora, os vereadores vão decidir quem será o novo prefeito da cidade, até o dia 31 de dezembro de 2020.
Quem será o prefeito em 2021
Marcão Marchi e seu vice Alexandre Mustafá, foram cassados pelo mandato de 2016 a 2020, contudo não foram impedidos de disputar a eleição de 2020.
Assim, como a chapa foi a vitoriosa na eleição de 2020, Marcão e Mustafá serão os comandantes da cidade pelo período de 2020 a 2024.