publicidadespot_img
10.1 C
Jundiaí
quinta-feira, 31 julho, 2025

Movimento ao Direito de Voto da Mulher foi encabeçado por Bertha Lutz há mais de 100 anos

Foi no dia 3 de novembro que foi instituído o Direito de Voto da Mulher pelo então presidente Getúlio Vargas

Foi em 1919 que o movimento pelo direito ao voto das mulheres teve início no Brasil. Encabeçado pela bióloga Bertha Lutz, filha do cientista Adolfo Lutz, surgiu a então Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, que foi o embrião da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.

No entanto, até 1930 as mulheres não podiam participar do processo democrático no país. Apesar do direito ao voto feminino ter acontecido primeiro no Brasil, antes da maioria dos países latino-americanos, a mudança somente aconteceu com a aprovação no Senado do projeto de lei sobre o tema.

Foi no dia 3 de novembro que foi instituído o Direito de Voto da Mulher pelo então presidente Getúlio Vargas. Ainda assim, o voto era cheio de restrições: apenas mulheres casadas e com autorização do marido, solteiras com renda própria ou viúvas podiam votar, tornando-se de fato amplo e irrestrito só em 1934.

Feito – Se hoje as mulheres podem ser candidatas e participar ativamente da política (ainda que longe do ideal), tendo inclusive elegido uma mulher para a presidência da República, é graças a movimentação de mulheres como Berta Lutz.

Bertha foi candidata em 1933 a uma vaga na Assembleia Nacional Constituinte de 1934. Ela obteve a primeira suplência no pleito seguinte e assumiu o mandato de deputada na Câmara Federal em julho de 1936, em decorrência da morte do titular.

Sua atuação parlamentar foi marcada por proposta de mudança na legislação referente ao trabalho da mulher e do menor, visando, além de igualdade salarial, à licença de três meses para a gestante e à redução da jornada de trabalho, então de 13 horas diárias.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta