Objetivo é liberar leitos para Covid-19 no Hospital São Vicente
Foi retomada a parceria entre o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Hospital Regional (HR), após reunião com representantes dos dois hospitais e da Prefeitura de Jundiaí. A partir desta semana, já estão disponíveis no HR mais 30 leitos, que serão usados para pacientes de outras doenças, que não o coronavírus, com o objetivo de liberar leitos para Covid-19 no Hospital São Vicente. Serão 10 leitos clínicos, 10 cirúrgicos e 10 leitos de UTI.
Diversas cirurgias que seriam realizadas no HSVP também passarão a ser realizadas no Hospital Regional, como cirurgia geral, vascular, plástica, urologia, ortopedia e cabeça e pescoço, entre outras. Os pacientes elegíveis a essas cirurgias, que serão realizadas de segunda a sexta das 7h às 17h, serão regulados via Núcleo Interno de Regulação (NIR).
Esses procedimentos, bem como os números do coronavírus, serão monitorados dia a dia, afim de que essa oferta de leitos seja ampliada progressivamente. “Trata-se de um plano de contingência, com o objetivo de atender as demandas com eficiência”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Para Danilo Fernando Costa Duarte, superintendente médico do HR, o retorno da parceria com o São Vicente é de fundamental importância, pela piora dos indicadores. “O Hospital Regional voltará a ajudar com todo o empenho, sabendo da importância que temos no processo de combate ao coronavírus”, diz.
“No auge da pandemia, em meados de julho, Jundiaí atuou de forma eficaz na contenção da doença e se saiu de forma exemplar. Naquela ocasião participamos dessa estrutura de atendimento, e agora voltamos, com auxílio para realização de cirurgias e com acréscimo de leitos para não-Covid, para que o município possa, mais uma vez, passar por essa crise difícil, como passou pela vez anterior”.
A oferta de leitos de UTI no HR deve ser aumentada de dez para 12 leitos a partir do final desta semana. “Existe o compromisso do Hospital Regional em ampliar ainda mais a oferta de leitos para o enfrentamento ao coronavírus, nessa parceria com o Hospital São Vicente; rotineiramente teremos o aumento de leitos, de acordo com o cenário epidemiológico”, diz o gestor Texera.
“Mas é essencial que a população continue se protegendo para evitar uma piora ainda mais significativa nesse quadro; esperamos evitar uma curva crescente de contágio, mesmo porque as outras doenças não deixaram de existir, e seria melhor para todos não transformar mais leitos gerais em leitos exclusivamente para Covid”.