A região do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) continua na fase amarela do Plano São Paulo. A atualização foi feita pelo governo de São Paulo nesta sexta-feira (15) e regrediu oito regiões para fases mais restritivas da proposta, para tentar conter o avanço do coronavírus. As mudanças passam a valer a partir de segunda-feira (18).
Além da região de Campinas, incluindo o AUJ, a Grande São Paulo também segue na fase amarela. A região de Marília, que tinha sido colocada na fase laranja na semana anterior, passa a ficar na fase vermelha, a mais restritiva, na qual apenas serviços essenciais têm autorização para operar. O rebaixamento acontece porque a região está com mais de 83% dos leitos de UTI ocupados.
São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca e Taubaté, que estavam na amarela, agora regridem à laranja, na qual permanecem Sorocaba, Registro e Presidente Prudente.
Em alerta – O Governo do Estado também colocou em alerta outras 43 cidades que, independentemente da classificação de suas regiões, estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com coronavírus acima de 80%. Na região, as cidades de Itatiba, Franco da Rocha, Mairiporã e Valinhos estão em estado de alerta.
A recomendação é que as Prefeituras determinem a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares.