26.4 C
Jundiaí
terça-feira, 7 janeiro, 2025

Transplante de pulmão de paciente vivo no japão é o pioneiro

Médicos japoneses dizem que cirurgia é a primeira do mundo; marido e filho doaram tecidos pulmonares à paciente internada e usava pulmão artificial

Uma mulher japonesa que teve os pulmões gravemente afetados pela Covid-19 recebeu o que os médicos dizem ser o primeiro transplante de pulmão do mundo feito por doadores vivos para um paciente recuperado do novo coronavírus. 

O Hospital Universitário de Kyoto disse que a mulher foi submetida a uma operação que durou 11 horas, por uma equipe médica de 30 pessoas na quarta-feira (7), para transplantar tecido pulmonar de seu marido e filho.

A Covid-19 é conhecida por causar graves danos aos pulmões em alguns pacientes. Pessoas em todo o mundo receberam transplantes de pulmão como parte de sua recuperação da doença.

Mas o hospital de Kyoto disse que este caso foi o primeiro em que tecido pulmonar foi transplantado de doadores vivos para um paciente Covid-19.

Dr. Hiroshi Date, o cirurgião torácico do hospital que conduziu a operação, disse que ela deu esperança aos pacientes que sofrem de graves danos pulmonares causados pela Covid-19.

“Demonstramos que agora temos a opção de transplantes de pulmão (de doadores vivos)”, disse ele em entrevista coletiva na quinta-feira (8).

A paciente, identificada apenas como uma mulher da região oeste de Kansai, no Japão, contraiu a Covid-19 no final do ano passado e ficou meses em uma máquina que funcionava como um pulmão artificial, de acordo com o Hospital da Universidade de Kyoto.

A Covid-19 causou tantos danos aos pulmões dela que eles não funcionavam mais, e a mulher precisou de um transplante para viver.

O marido e o filho da mulher se ofereceram para doar partes de seus pulmões. De acordo com um comunicado do hospital, transplantes de doadores com morte cerebral ainda são raros no Japão, e doadores vivos são considerados a melhor opção.

O marido e o filho estão em condições estáveis e a mulher continua em cuidados intensivos. Segundo a instituição, ela deve deixar o hospital em cerca de dois meses.

Em junho do ano passado, cirurgiões dos Estados Unidos realizaram um transplante duplo de pulmão com sucesso em um paciente com Covid-19 — que se acredita ser a primeira operação desse tipo em um paciente com coronavírus no país.

No mês passado, cirurgiões americanos concluíram um transplante duplo de pulmão “Covid para Covid”, usando pulmões de um doador que se recuperou da Covid-19, mas que morreu de outra causa, para um paciente de 60 anos, cujos pulmões foram afetados pela doença.

Um estudo divulgado no início do ano com mais de 1.700 pacientes tratados na cidade chinesa de Wuhan – marco zero da pandemia – descobriu que os raios-X de pacientes gravemente doentes mostraram evidências de danos pulmonares meses após a infecção. 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here