17.5 C
Jundiaí
quarta-feira, 1 janeiro, 2025

Professores aderem ao TikTok

PUBLICIDADE

Para tiktokers de educação, vídeos despertam curiosidade para novos conhecimentos. Desafio de ‘passar mensagem’ em espaço curto de tempo ganhou ajuda com aumento do limite de duração para 3 minutos.

Tem o que está trendando agora, tem dancinha, tem dublagem e tem também conteúdo de educação no TikTok. Alguns professores brasileiros já ultrapassam 1 milhão de seguidores na plataforma. Na feroz disputa pela atenção na timeline, há vídeos para engajar quem tem problemas com química (como aprender a calcular o Mol), os usos da palavra mais falada da semana passada (“cringe” na aula de inglês), a diferença entre “tinha pago” e “tinha pagado” e quem foi o nigeriano que liderou as pesquisas da vacina da Pfizer.

Uma marca forte do TikTok é a breve duração de seus vídeos. Na última sexta (1º), a plataforma anunciou que vai ampliar a duração dos vídeos para até 3 minutos. Para os professores, apesar de a novidade abrir novas possibilidades, a “cara” da ferramenta não deve mudar, e a produção ainda se concentrará em vídeos rápidos e curtos.

E dá para aprender em vídeos curtos?

“Se a gente ampliar o conceito de ensinar, dá, porque TikTok é uma interface de vídeo que permite conversa. O professor pode criar o conteúdo com vídeos e ali conversar com alunos sobre aquele tema. O professor precisa estar disponível. A lógica da internet é colaboração e autoria”, analisa Edméa Santos, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que pesquisa cibercultura e educação há 25 anos.

Os professores também dizem que a educação precisa estar onde os alunos estão.

“Eu acredito que a educação precisa estar em todos os lugares, já que é através dela que nós vamos melhorar e mudar o nosso país”, diz Gabriel Cabral, professor de química da rede privada, que produz vídeos no TikTok com dicas sobre a matéria, onde tem mais de 400 mil seguidores.

“Apesar da ter opção de fazer vídeos de até 3 minutos, a galera ainda não tá usando muito. Acredito que a pegada do TikTok eh muito dos vídeos curtos e, neste sentido, é bastante desafiador ensinar uma matéria que os alunos nem gostam tanto assim em apenas 1 minuto. Mas com muita música, muitos macetes e bastante diversão, dá para aprender a ‘jogar’ na química”, afirma.

Sandro Curió, o @matematicasandrocurio, professor de matemática da rede privada com mais de 1 milhão de seguidores no TikTok, aposta em macetes para os alunos decorarem fórmulas. “Não só aprende como pega macete para aprender algo que já sabia”, afirma. “Consigo levar as pessoas a aprenderem de forma rápida e fácil, para ganhar gosto pela matemática”, diz

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here