O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) parou para comer uma pizza na rua pouco tempo depois de chegar a Nova York (EUA), no domingo (19). O mandatário escolheu um lugar sem mesas e a poucas quadras de onde ele está hospedado.
a circulação por Nova York pode ficar restrita para quem não ainda não se vacinou, como Bolsonaro. Para comer na parte interna de restaurantes, por exemplo, a cidade determinou que os estabelecimentos verifiquem se os clientes estão vacinados antes de atendê-los nas mesas.
Já o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse nesta segunda-feira (20) em um pronunciamento, citando o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que se ele não quiser se vacinar “nem precisa vir” à cidade.
Bolsonaro está nos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, que começa nesta terça-feira (21). Ele é o único líder entres as maiores economias do planeta que declaradamente não tomou ainda o imunizante contra a Covid-19.
“Com os protocolos em vigor, precisamos enviar uma mensagem a todos os líderes mundiais, principalmente Bolsonaro, do Brasil, que se você pretende vir aqui, você precisa estar vacinado”, afirmou o prefeito.
“Todos precisam estar em segurança e juntos, isso significa que todos precisam ser vacinados”, afirmou. “A grande maioria das pessoas nas Nações Unidas, a grande maioria dos estados-membros estão fazendo a coisa certa.”
De Blasio disse também que a prefeitura de Nova York está oferecendo vacinas gratuitas contra a Covid-19 para todos os líderes e funcionários que participarem da Assembleia Geral.