O atual prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, e seu vice Mustafá, tiveram seu mandato cassado nesta quinta, 16, por meio de uma decisão unanime proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
O TRE seguiu a decisão da Justiça Eleitoral de Jundiaí que já havia condenado a chapa de Marcão nas eleições de 2020 por abuso do poder econômico.
Com a decisão a diplomação do prefeito e de seu vice em 2020 fica revogada e, portanto, eles não podem mais continuar como prefeito e vice em Itupeva.
No entanto a decisão coloca Itupeva em uma indefinição juridica já que, mesmo cassado, usando recursos da justiça Marcão e Mustafá tomaram posse para um novo mandato de 2021 a 2024 e, agora com a cassação, a Justiça Eleitoral ainda não decidiu se haverá novas eleições na cidade ou se os votos de Marcão e Mustafá serão zerados e, desta forma, Cavalin assumiria, em tese, como prefeito.
Especialistas ouvidos pelo Novo Dia destacam que ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. Contudo acreditam que seja difícil reverter a decisão no TSE tendo em vista a unanimidade da decisão em segunda instância.
Confira o documento completo