Mais de uma tonelada de peixes mortos já foi retirada do Ribeirão Guaraú, um dos afluentes do Rio Tietê que passa pela cidade de Salto (SP).
O trabalho da companhia de saneamento começou no domingo (5) e, até esta terça-feira (7), as equipes recolheram uma tonelada e 100 quilos de peixes, que foram levados para o aterro sanitário municipal.
Carrinhos de mão e um caminhão foram usados durante o trabalho. A limpeza continua nesta quarta-feira (8).
Um técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) esteve no local no domingo e na segunda-feira (6) para avaliar a situação.
Segundo a companhia, foram coletadas amostras para análises dos parâmetros de pH (demanda bioquímica de oxigênio e de oxigênio dissolvido). Os resultados devem ficar prontos em aproximadamente 10 dias.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente confirmou que os peixes migraram para o córrego após ter faltado oxigênio no Rio Tietê, que na última semana ficou com a água escura por conta da abertura de duas barragens em Pirapora do Bom Jesus (SP).
Com a chuva, as barragens de geração de energia precisaram ser abertas para evitar inundações e a lama que fica represada no local desceu.
Segundo a secretaria, a mortandade de peixes poderia ter sido se estivéssemos no período de Piracema, que começa em novembro, quando os animais sobem ao rio para desova.