A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, da Prefeitura de Jundiaí, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde (Comus), realizarão no dia 28 de janeiro no Complexo Argos, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que tem por finalidade debater o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, com o objetivo de propor diretrizes para a Política Estadual e Nacional de Saúde. A participação é aberta à comunidade e, além das propostas, o encontro deve eleger os delegados para a etapa macrorregional da conferência.
Serão disponibilizadas 30 vagas para representantes de usuários, 15 para trabalhadores de Saúde, sete para prestadores de serviços SUS, oito para representantes da Gestão e 10 para ouvintes. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro, ou até esgotarem as vagas, pelo site da Prefeitura de Jundiaí.
Os inscritos serão divididos por salas, para discussão dos eixos temáticos:
I- Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania.
II- Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.
III- Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.
IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
O encontro será realizado no dia 28 de janeiro, das 13 às 18 horas, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot – Complexo Argos. Poderão participar da Conferência com direito a voz e voto:
Usuários do SUS: Aqueles que se utilizam dos serviços de Saúde Pública com exceção dos trabalhadores dos serviços públicos de saúde, prestadores de serviços SUS, gestores municipais e representantes do poder legislativo e do judiciário.
Trabalhadores de saúde: Profissionais de saúde dos serviços públicos e dos prestadores de serviços SUS contratados/conveniados com o município.
Prestadores de serviços de saúde do SUS, conveniados com o município: Serviços de Saúde que possuem contrato e/ou convênio com a Prefeitura de Jundiaí.
Ouvintes: Poderão participar da conferência com direito a voz, porém sem direito a voto.
O evento poderá ser suspenso em decorrência do cenário epidemiológico do período, em atendimento a decretos municipal, estadual e federal.