17.9 C
Jundiaí
quinta-feira, 9 janeiro, 2025

Caderno de Campo será entregue a todos os agricultores

Ação permitirá o início da rastreabilidade nas propriedades rurais do município

Com o intuito de iniciar a rastreabilidade nas propriedades rurais do município, a Secretaria de Agricultura e Cultura elaborou o caderno de campo que será entregue a todos os agricultores de Itupeva. A rastreabilidade assegura a qualidade do produto e tem a função de orientar os agricultores a respeito da importância do uso de produtos registrados para cada cultura.

Com o caderno de campo o agricultor possui controle de produtos utilizados em sua propriedade, bem como o controle do período de carência, além do que, o uso do mesmo promove segurança, caso ocorra algum tipo de fiscalização, conseguindo provar o que foi utilizado de produtos químicos em sua lavoura.

A Prefeitura de Itupeva quer fomentar na cidade e conscientizar os agricultores quanto a importância deste tema, considerando que a rastreabilidade é lei. As redes supermercadistas só adquirem produtos com a rastreabilidade, sendo essencial em Itupeva, podendo gerar novos negócios para os agricultores.

“O intuito de elaboramos este caderno de campo é auxiliar na rastreabilidade, de acordo com a instrução normativa conjunta – ANVISA-MAPA nº 02 de 07/02/2018 (INC 02/2018). A rastreabilidade é lei e sabemos que a partir de sua implantação novos negócios poderão ser gerados para os agricultores de Itupeva, possibilitando a venda de seus produtos para grandes redes de supermercado”, afirmou a secretária de Agricultura e Cultura, Valdirene Pavan.

Já a engenheira agrônoma e mestra em horticultura, Sueellen Pereira Pestana, salientou que aos poucos a lei está entrando em vigor, tendo em vista que o Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária têm que saber todo o caminho de um produto vegetal, quando e onde foi plantado e colhido. “Ou seja, o conjunto de procedimentos permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva. Todas as informações sobre o caminho dos produtos que estão sendo comercializados em supermercados devem estar acessíveis, por meio de etiquetas impressas, códigos alfanuméricos, código de barras, QR code ou qualquer outro sistema que permita identificar a origem dos produtos. No entanto, no município iniciaremos esse trabalho de rastreabilidade implantando o caderno de campo”, detalhou.

Por fim, o técnico agrícola, Gabriel Gustavo Forti, reforçou a informação, detalhando que os cadernos de campo serão entregues para todos os agricultores do município. “Essa entrega ocorrerá através de visitas técnicas realizadas a campo, momento esse que permitirá a orientação quanto ao preenchimento do caderno”, explicou.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADE

Deixe uma resposta