As atividades têm objetivo de promover a prevenção ao câncer do colo de útero
Durante este mês, como programação do Março Lilás, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão a coleta de Papanicolau sem prévio agendamento. Para participar dessa ação, a mulher precisa estar na faixa etária de 25 a 64 anos, não ter realizado o referido exame nos últimos 12 meses e procurar pela UBS mais próxima de sua residência, das 8 às 16 horas, nas datas indicadas no cronograma, portando o Itu Cartão Cidadão e o Cartão SUS.
Além da coleta por livre demanda, as UBS promoverão ações educativas para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de colo de útero, que é o objetivo da campanha Março Lilás. Estudos apontam que, se diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer tem chances expressivas de cura.
O aparecimento da doença está associado principalmente à infecção pelo Papilomavírus humano, o HPV, vírus transmitido na maior parte das vezes pela atividade sexual. O histórico familiar de tumores, tabagismo, higiene inadequada e imunidade comprometida estão entre os fatores relacionados ao aumento do risco de desenvolvimento desse tumor.
A realização periódica do Papanicolau tem sido reconhecida como a estratégia mais efetiva na redução da mortalidade por câncer de colo de útero, bem como a vacinação contra o HPV.