Para manter o projeto ativo, é necessário deixar um livro para poder retirar outro
Na segunda-feira (18) foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Também nesse dia do mês de março, foi inaugurada no Paço a Estante Literária, que tem como objetivo incentivar a leitura e proporcionar a troca espontânea de livros. Hoje a estante conta com mais de 300 títulos, entre literatura nacional e estrangeira e a Unidade de Gestão de Cultura é a responsável pela manutenção do espaço.
Para que o projeto consiga se manter é necessário que a população colabore e deixe um livro antes de pegar outro. “Muitas pessoas apenas pegam livros, não devolvem e não deixam outros no lugar. Dessa forma, o projeto fica inviável e corre o risco de acabar”, diz Ana Fadigatti, responsável pelas ações da biblioteca. Lembrando que não são aceitos livros escolares e apostilas.
O município também conta com duas bibliotecas municipais, uma no Centro Cultural e outra que fica em Botujuru, totalizando cerca de 20 mil volumes de livros e aproximadamente 2 mil pessoas associadas. Quem quiser se associar basta comparecer até uma das unidades da biblioteca com RG e comprovante de residência original. A carteirinha fica pronta na hora e é possível ficar com o livro por uma semana, com a possibilidade de renovação por, no máximo, três vezes.
Biblioteca Municipal Central – avenida Alfried Krupp 1025, Centro; horário de funcionamento: 9 às 16 horas
Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand -= rua João Julião Moreira 90, Vila Constança (Botujuru); horário de funcionamento: 9 às 16 horas.