Galo lutou, mas Blumenau levou a melhor no Ginásio Prudente de Moraes, em Itu
O Ituano Basquete encerrou o primeiro turno da LBF, neste domingo (1º), em Itu, com derrota para o Unisociesc/Blumenau, por 67 a 63. O desafio do rubro-negro nessa partida começou antes mesmao da bola subir, já que a equipe estava desfalcada por três de suas principais atletas.
Sem Mari Dias e Gil, que sofreram, respectivamente, uma entorse no tornozelo e uma hiperextensão no joelho no jogo contra a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, em casa, no dia 19 de abril, o Galo perdeu ainda Ibukunoluwa Awe no último treino da equipe antes da partida, também por uma entorse no tornozelo.
Apesar do elenco reduzido, as rubro-negras entraram em quadra determinadas e conseguiram impor seu ritmo, aproveitando principalmente as bolas de fora do perímetro – no primeiro quarto, foram quatro arremessos da linha dos três convertidos, contra apenas dois no garrafão. Mas na segunda metade do período, Blumenau reagiu e conseguiu o empate, fechando o quarto em 17 a 17.
No segundo período, as equipes demoraram a engatar, a produtividade do Galo caiu e as catarinenses aproveitaram os erros das mandantes para abrir a vantagem, levando o jogo para o intervalo com o placar de 35 a 26.
No terceiro quarto, foi a vez do Ituano correr atrás do prejuízo e vencer a parcial por 21 a 15. No quarto final, as rubro-negras assumiram a liderança algumas vezes, chegando a liderar por 4 pontos faltando pouco mais de um minuto de jogo; mas Blumenau virou, venceu o quarto por 17 a 16 e assegurou a vitória da partida.
Avaliando a partida, o treinador do Galo, Bruno Guidorizzi, ressalta que é preciso “valorizar a superação e entrega que a equipe teve com todos os desfalques”. “Apesar de frustrante, um jogo perdido nos detalhes. Precisamos ter foco e equilíbrio para utilizar essa fase de classificação para estarmos bem na fase de playoffs. Todas nossas derrotas foram nos detalhes e com muitas situações adversas. Esse grupo se mostrou forte e, com a chegada das jogadoras que estão na Europa, estaremos completos e competitivos”, completa ele.
O troféu de MVP foi para Vitória Marcelino, com 29 de eficiência. A cestinha do jogo foi a rubro-negra Tati Pacheco, com 27 pontos. Destaque também para a ituana Gabriellem, que ficou a apenas 2 rebotes de um duplo-duplo, registrando 17 tentos e 8 rebotes.
O Ituano fecha o primeiro turno da LBF na 6ª colocação, com 13 pontos e 44,4% de aproveitamento. O próximo confronto da equipe na competição será contra o SESI, em Araraquara, na quinta-feira (5), às 19h30, com transmissão pela LBF Live/TV NSports.