Fonte: Agenda Financeira
Vídeos postados nas redes sociais funcionam como um alerta para os motoristas ao golpe do retrovisor. No golpe atualizado os criminosos usam táticas de distração antiquadas para roubar seus pertences. Uma adaptação da antiga abordagem. Agora, criminosos desajustam o retrovisor com carros em movimento está ganhando popularidade e trazendo novas vítimas para todo o Brasil.
Um passageiro de carro abre a janela para consertar seu espelho retrovisor, colocando o braço para fora ou abrindo o vidro. É aí que entra o verdadeiro golpe. Veja como funciona e como previnir a seguir!
Como funciona o golpe do retrovisor?
O método é muito simples: o motorista para em um engarrafamento ou em um semáforo, encontra um motociclista ou ciclista descendo a calçada e “acidentalmente” bate no espelho retrovisor. O gatuno aproveitou o momento em que o motorista abriu a janela para posicionar o objeto e realiza o roubo com o companheiro.
Como evitar o golpe do retrovisor?
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz não ter dados recentes sobre esse tipo de crime, mas o manual de autodefesa da polícia Militar do Estado contém recomendações de ação. Uma dica é sempre ter um ponto de apoio mapeado para um caminho comum. “Tente identificar polícias, estacionamentos e postos de gasolina 24 horas, além de outros estabelecimentos comerciais que possam servir como pontos de apoio em caso de emergência”, aconselha a polícia.
Outra atitude sugerida é evitar o uso de joias ou relógios chamativos, não dirigir com as vidraças abertas e estar sempre atento ao tránsito.
Além disso, a fundação orienta os cidadãos a adquirir o hábito de dirigir com as janelas fechadas e as portas trancadas, principalmente durante as paradas, e evitar o uso de joias e relógios durante a condução. “Nunca façam para ajudar outros motoristas em áreas remotas ou mal iluminadas ou tarde da noite.
Se você acha que ocorreu um acidente ou alguém está com problemas, avise a polícia imediatamente “, alerta. A própria polícia também recomenda a suspensão de pequenas batidas, principalmente se houver suspeita de que tenham sido construídas. “Nesses casos, não faça, principalmente à noite, em áreas isoladas, mal iluminadas e com pouco tráfego humano e de veículos.
Outro golpe: golpe do mecânico
Esse golpe de tráfego também é muito comum, embora bem conhecido. Muitas pessoas ainda sofrem com falsos golpes mecânicos, principalmente em locais longínquos das grandes cidades-estado.
O golpe começou quando alguns motoristas permanecem presos no tránsito e neste momento o motociclista aparece e informa defeito no carro. Pedindo ao motorista que encoste o veículo. O motociclista costuma vestir uma camisa ou uniforme da empresa mecânica e trespassa a dar informações falsos sobre o carro amedrontando o motorista.
Um falso mecânico pode aparar um cabo que impede a partida do carro e também diz que a injeção eletrônica do carro está com defeito. O falso mecânico oferece uma nova peça para corrigir o problema percebido do veículo e diz que pode obtê-lo em menos de cinco minutos por um preço muito mais baixo do que o normal.
O motorista do veículo geralmente aceita a proposta, paga uma certa quantia e a peça não é trocada ou é colocada uma peça de má qualidade no veículo. Feito tudo isso, o falso mecânico reconecta os cabos que ele podou do carro fazendo o motorista pensar que o problema está resolvido, quando na verdade não havia problema.