Fonte: Canaltech
A polícia de Odisha, na Índia, emitiu alerta sobre o roubo de dados de celulares a partir de conexões USB públicas. A ideia é que, ao utilizarem portas liberadas a todos em locais de grande circulação, os cidadãos estariam se expondo à instalação de malware que rouba dados e informações pessoais dos smartphones.
A divulgação não traz maiores detalhes sobre eventuais campanhas de ataque ou casos efetivos localizados pela polícia local. Enquanto o comunicado da polícia fala em estações de carregamento, os cidadãos, nas respostas, também adicionam ônibus e trens aos alertas, indicando que a melhor forma de recarregar a bateria do aparelho é utilizar o próprio carregador em uma tomada, em vez de uma porta USB pública.
Trata-se de um golpe conhecido como “juice hacking”, ou “comprometimento de carga” em uma tradução livre do inglês. Existem diferentes avenidas de comprometimento, mas elas normalmente envolvem a contaminação da porta USB com malware, de forma que os dados pessoais do usuário, como senhas e informações bancárias, sejam transmitidos para servidores controlados pelos bandidos. Existem casos, também, de monitoramento e até espionagem a partir do mau uso de conexões públicas.
“Não carregue seu celular em locais públicos como estações de carregamento, estações USB etc. Fraudadores cibernéticos estão tentando roubar as informações pessoais do seu smartphone e instalando malware dentro do aparelho.”
Situações assim também já foram assunto de alertas da polícia americana em cidades como Los Angeles, que também citou hotéis, restaurantes e outros locais de circulação como perigosos. Enquanto isso, dispositivos como os da Apple, por exemplo, possuem proteções contra ataques assim — ao plugar um iPhone em uma USB, apenas a energia é transmitida, com o usuário devendo dar uma autorização para que a troca de dados aconteça. Ao não prestarem atenção no alerta, entretanto, estes também podem acabar caindo nas mãos dos bandidos.
A recomendação geral de segurança é, como dito, o uso de carregadores de tomada, que levam somente a eletricidade aos celulares. Bloqueadores de dados USB ou cabos que transmitem apenas energia também podem ser usados como medidas adicionais nas situações em que o uso das portas públicas for indispensável.