Oficialmente, a Black Friday acontecerá em 25 de novembro já em clima de Copa do Mundo e um dia após estreia da Seleção Brasileira, que busca o hexacampeonato. Em sua 12ª edição no Brasil, a data atrai muitos consumidores — parte deles já se prepara para as compras.
Tudo isso porque a intenção de compras entre os consumidores nesta Black Friday está dividida: 50,1% dos brasileiros pretendem gastar, enquanto 49,9% não planejam fazer compras durante a data, segundo aponta pesquisa do ReclameAqui.
O grupo que pretende fazer compras precisa ficar atento a golpes e fraudes relacionados às promoções da Black Friday. Cibercriminosos esperam o evento do varejo para fazer vítimas através de sites, páginas e e-mails falsos.
Os golpes são diversos, como sites que vendem produtos que não existem, além de fraudes que envolvem a captura de informações pessoais e o roubo de dados do cartão de crédito.
Para evitar estes problemas, o consumidor pode consultar uma lista do Procon-SP sobre sites que devem ser evitados nas compras.
Na tabela constam 104 sites que, de acordo com o órgão, tiveram reclamações de consumidores registradas, foram notificados, mas não responderam ou não foram encontrados. Alguns sites já estão fora do ar; outros, porém, ainda estão operantes.
As empresas
A credibilidade de um site de compras é a principal “arma” que o consumidor tem para evitar prejuízos.
“Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação. Observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes”, diz, por nota, o Procon.
O recomendado é que o consumidor faça pesquisas de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.
Outra dica para o cliente é ficar atento à forma como procura a empresa ou loja na qual quer comprar algo. O Procon-SP sugere que a pessoa não clique em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, além de sempre buscar sites, páginas e perfis oficiais.
Confira, abaixo, a lista dos sites que precisa ser evitada: