17.8 C
Jundiaí
segunda-feira, 6 janeiro, 2025

Ano novo, vida nova: 7 conselhos para organizar suas finanças em 2023

O início de um novo ano é o motivo perfeito para abandonar os maus hábitos e traçar metas. As resoluções costumam ir desde adotar um estilo de vida mais saudável até melhorar a gestão das finanças pessoais para alcançar os objetivos programados. Com os investimentos cada vez mais acessíveis nos últimos anos, permitindo que mais pessoas aportem quantias menores, a educação financeira ganha mais adeptos.

Para o economista-chefe e líder da equipe de Asset Management da TM3, Lucas Dezordi, o mercado financeiro oferece inúmeras oportunidades para guardar e gerir o dinheiro, mantendo as finanças pessoais em ordem. “Aprender a investir é um processo que pode levar algum tempo, mas quanto antes ele for iniciado, mais fácil será o seu gerenciamento, mais sonhos podem ser concretizados e mais tranquilo você ficará, financeiramente, no futuro”, aconselha.

O especialista listou algumas dicas importantes de economia para começar 2023 com as finanças em dia, o que pode impulsionar as economias durante o ano. Confira:

Faça uma reserva – Para grande parte das pessoas, difícil mesmo é começar a economizar. Por isso, iniciar uma reserva, mesmo com pequenos valores, é muito importante para incorporar o hábito ao seu estilo de vida. Lembre-se que um dinheiro guardado para cobrir emergências lhe dará mais tranquilidade ao enfrentar imprevistos. O ideal é juntar o equivalente a pelo menos seis meses de salário. Por isso, é fundamental ter o controle do seu orçamento, detalhando as receitas e despesas mensais.

Pesquise os investimentos mais lucrativos – Depois de adquirir o hábito de investir, já com uma reserva financeira estabelecida, é fundamental conhecer o mercado. Seja a curto, médio ou longo prazo, a proximidade com o assunto ajuda a aumentar e fortalecer o patrimônio pessoal. Se você deseja se iniciar nesse mundo dos investimentos, é de extrema importância pesquisar e acompanhar as análises de especialistas do mercado para tomar boas decisões.

Estabeleça metas – Uma das regras básicas das finanças pessoais é estabelecer metas. Seja fazer uma compra, uma viagem ou guardar determinado montante, ter um objetivo facilita a visualização dos passos necessários para alcançá-lo. Paralelamente, é importante saber com precisão quais são os seus gastos essenciais para entender que outros planejamentos podem ser feitos com sua renda. Esse exercício ajuda a entender onde está indo o dinheiro, onde é possível economizar e quais são as prioridades.

Cuidado com cartões de crédito, empréstimos e parcelamentos – Aproveitar os tipos de crédito disponíveis no mercado pode ser muito fácil. Não abusar dessas possibilidades será fundamental para manter as finanças organizadas e saudáveis em 2023. Um cartão de crédito, por exemplo, é uma excelente ferramenta desde que usado corretamente. Procure sempre fazer pagamentos à vista, evitando parcelamentos desnecessários, juros, taxas e despesas de cobrança.

Pague suas dívidas — A máxima de que uma pessoa endividada não consegue ter paz é verdade. É impossível concentrar-se no bem-estar de suas finanças carregando uma desorganização anterior. Então, paralelamente a suas novas metas, faça um esforço para pagar suas dívidas. Comece por aquelas que são maiores ou que geram mais juros, para que elas não continuem crescendo. Não se esqueça de negociar, pois é de interesse de quem concedeu o crédito receber o valor, nem que seja sem os encargos.

Pense na sua aposentadoria – Quando você parar de trabalhar, com certeza vai querer viver confortavelmente. Para conseguir isso, terá que economizar o suficiente, desde agora, fazendo contribuições periódicas. Muitas vezes começamos a pensar no futuro quando já é tarde. Quanto mais cedo começar, mais fácil será fazer o investimento necessário.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here