O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí (CEREST) realizou na manhã desta quinta-feira (10), no auditório do Paço Municipal, o encontro com o tema “Vigilância em Saúde do Trabalhador”, que teve a participação dos profissionais da saúde das vigilâncias de Jundiaí e dos dez municípios da área de abrangência do CEREST. O objetivo do evento é promover a aproximação desses municípios, além de propor um alinhamento das ações de vigilância em saúde do trabalhador.
Os encontros são realizados com o foco na formação e troca de experiências. “Nossa região é classificada como uma das melhores pelo trabalho desenvolvido pelo CEREST”, comenta diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raíza.
Segundo o gerente do CEREST Jundiaí, André Mestriner, o encontro é a oportunidade de demonstrar as experiências das várias ações de vigilância em saúde do trabalhador, e de aprendizado nas discussões de casos, considerando o repertório que cada município possui sobre o tema.
A saúde do trabalhador é um tema complexo, envolvendo ações em vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, assistência, prevenção, reabilitação e educação em saúde. Assim, o encontro entre os municípios possibilita o aprimoramento das estratégias de enfrentamento a fim de garantir a eficiência e otimização das ações.
Participaram do encontro interlocutores em saúde do trabalhador dos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Jarinu, Louveira, Morungaba, Nazaré Paulista, Várzea Paulista e Vinhedo.