17.5 C
Jundiaí
quarta-feira, 1 janeiro, 2025

Inmet renova alerta de ciclone nos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro

PUBLICIDADE

Devido à formação de um ciclone subtropical, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo de chuvas intensas para várias regiões. As áreas em alerta incluem o Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro e Norte Fluminense.

Este alerta está em vigor para esta quinta-feira (15) e sexta-feira (16).

Conforme indicado pelo Inmet, a chuva esperada terá uma intensidade entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos fortes (60-100 km/h), o que aumenta o risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O ciclone

Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de formação de um ciclone subtropical em alto-mar, aproximadamente a 230 km a sudeste da costa do município de Arraial do Cabo (RJ). Este sistema meteorológico deve se deslocar inicialmente para leste e depois seguir em direção sul/sudoeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que o fenômeno provocará chuvas intensas ao longo do litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para a Costa Verde, no litoral sul do estado do Rio, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty.

Há previsão de que o ciclone possa se deslocar para o litoral do Paraná nos próximos dias, conforme informou a meteorologista do Inmet, Dayse Moraes. “A formação de um ciclone deve promover instabilidades e ganhar força, principalmente entre o leste de Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro, avançando também para o Espírito Santo e outras áreas da região Sul, como o norte do Paraná, onde há possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas por raios e rajadas de vento”.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here