20.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 3 janeiro, 2025

Produção de chocolate aumenta 6% em 2023 impulsionada seu consumo

No último ano, o Brasil testemunhou um aumento tanto na produção quanto no consumo de chocolates. De acordo com uma análise inédita da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o país registrou um crescimento de 6% na produção de chocolates em 2023, totalizando 805 mil toneladas, em comparação com as 760 mil toneladas do ano anterior.

Além disso, houve um aumento no consumo per capita, que subiu de 3,6 kg em 2022 para 3,9 kg em 2023. Segundo Jaime Recena, presidente executivo da associação, esse aquecimento nos negócios do setor é atribuído à diversidade de opções oferecidas, que incluem diferentes gramaturas, tamanhos e sabores, além da ampla distribuição em todo o território nacional.

Páscoa

A produção de produtos para Páscoa em 2023 foi de 10,8 mil toneladas, o que representou um aumento de 21% em relação à fabricação para a data em 2022. A expectativa para 2024 é de mais um ano de crescimento na fabricação de ovos e itens característicos do período.

A estimativa da Abicab é de aumento de 15%, em meio ao “cenário econômico positivo de inflação controlada, PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento e as indústrias próximas ao consumidor”.

Exportação

Em 2023, o comércio de chocolates do Brasil com outros países também registrou crescimento significativo. As exportações aumentaram em 16%, totalizando 43 mil toneladas vendidas para o exterior, em comparação com as 37 mil toneladas exportadas em 2022. Paralelamente, as importações também acompanharam esse ritmo de crescimento, aumentando de 17 mil toneladas para 20 mil toneladas.

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil recebeu o certificado da Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês) como país produtor de cacau 100% fino e de aroma, consolidando sua posição como exportador reconhecido mundialmente nesse segmento.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here