17.8 C
Jundiaí
segunda-feira, 6 janeiro, 2025

Estudo revela que covid-19 pode paralisar cordas vocais

Uma adolescente desenvolveu paralisia das cordas vocais após contrair covid-19, um caso que chamou a atenção dos pesquisadores para essa rara complicação associada ao vírus SARS-CoV-2. Especialistas acreditam que a paralisia pode estar relacionada ao impacto do vírus no sistema nervoso.

Embora casos de paralisia das cordas vocais em adultos tenham sido relatados anteriormente, este é o primeiro relato da complicação em um adolescente, de acordo com pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos.

A adolescente de 15 anos e saudável, procurou o pronto-socorro do Massachusetts General Hospital com dificuldade respiratória, nove dias após ser diagnosticada com Covid-19. Os médicos realizaram um procedimento com um tubo flexível em sua garganta e descobriram que ambas as cordas vocais estavam paralisadas. Após uma investigação extensa, não foi encontrada nenhuma outra causa para a paralisia, levando os médicos a concluir que ela provavelmente foi um efeito posterior à infecção por Covid-19.

O Covid-19 é conhecido por afetar o sistema nervoso de várias maneiras, podendo causar dores de cabeça, tontura, confusão mental e alterações no paladar e no olfato.

Os médicos inicialmente tentaram terapia da fala para aliviar os sintomas respiratórios da adolescente. Quando isso não foi eficaz, eles optaram por realizar uma traqueostomia, uma cirurgia para criar uma abertura na traqueia que aliviou seus problemas respiratórios.

A adolescente precisou da traqueostomia por mais de 13 meses para auxiliar na respiração, sugerindo que esse tipo de sintoma nervoso do Covid-19 pode não ser temporário. A remoção da traqueostomia ocorreu 15 meses após sua inserção.

Os autores do estudo destacam a importância de considerar alterações nas cordas vocais em qualquer criança ou adolescente que apresente dificuldades na respiração, fala ou deglutição após um diagnóstico recente de Covid-19.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here