20.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 3 janeiro, 2025

Disco Voador: curiosa formação de nuvem atrai olhares no Rio de Janeiro

Uma formação de nuvem incomum atraiu os olhares dos cariocas recentemente. Uma foto compartilhada por um internauta mostra uma nuvem que se assemelha a um domo de superfície lisa contrastando com o céu claro. Nas redes sociais, muitos internautas comentaram sobre a semelhança da nuvem com um “disco voador” ou até mesmo com o famoso Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.

Nesta quinta-feira (4), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esclareceu o fenômeno da nuvem incomum. De acordo com o órgão, as imagens foram capturadas na quarta-feira (3) e mostram uma nuvem lenticular, que se forma quando há ventos fortes fluindo na mesma direção e altitude.

Quando esses ventos encontram obstáculos, como o relevo terrestre, são forçados a subir e descer, criando um movimento oscilatório. É nesse processo que as nuvens se formam, geralmente entre 2 e 10 mil metros de altitude.

Um episódio semelhante ocorreu na Antártida em 2021. Na época, o meteorologista do Inmet, Franco Villela, explicou que a formação dessas nuvens é tecnicamente chamada de ondas troposféricas de sotavento de montanhas.

No Brasil, esse fenômeno é comum na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, regiões que possuem mais cadeias montanhosas e cordilheiras.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here