Uma formação de nuvem incomum atraiu os olhares dos cariocas recentemente. Uma foto compartilhada por um internauta mostra uma nuvem que se assemelha a um domo de superfície lisa contrastando com o céu claro. Nas redes sociais, muitos internautas comentaram sobre a semelhança da nuvem com um “disco voador” ou até mesmo com o famoso Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.
Nesta quinta-feira (4), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esclareceu o fenômeno da nuvem incomum. De acordo com o órgão, as imagens foram capturadas na quarta-feira (3) e mostram uma nuvem lenticular, que se forma quando há ventos fortes fluindo na mesma direção e altitude.
Quando esses ventos encontram obstáculos, como o relevo terrestre, são forçados a subir e descer, criando um movimento oscilatório. É nesse processo que as nuvens se formam, geralmente entre 2 e 10 mil metros de altitude.
Um episódio semelhante ocorreu na Antártida em 2021. Na época, o meteorologista do Inmet, Franco Villela, explicou que a formação dessas nuvens é tecnicamente chamada de ondas troposféricas de sotavento de montanhas.
No Brasil, esse fenômeno é comum na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, regiões que possuem mais cadeias montanhosas e cordilheiras.