Entre os meses de janeiro e março, a Elektro registrou 13 incidentes provocados por pipas em Franco da Rocha. Número 60% maior em relação ao mesmo período de 2023. A brincadeira provocou impacto a 7.400 clientes, principalmente, dos bairros Parque Paulista, Portal das Alamedas e Vila Bela.
A operação para retirar pipas da rede elétrica é perigosa e demanda tempo com a energia desligada. A empresa reforça apelo à população para que não tente recuperar nada que esteja pendurado na rede elétrica.
“Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede. O uso de hastes, varas ou mesmo linha para desenroscar a pipa pode provocar graves acidentes”, explica Guilherme Mafra, gerente da Elektro.
A concessionária reforça ainda que soltar pipas perto da rede elétrica é extremamente perigoso, sob risco da linha ou da pipa enroscar nos fios, ocasionando choques. A brincadeira deve ser em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.
O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e causar a interrupção do fornecimento de energia. Jamais tente retirar uma pipa presa na rede elétrica. Outro perigo são as linhas com cerol que podem danificar os fios, além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas.
“Em caso de caso rompido, é importante que nunca tente afastar os cabos com as mãos ou com um ferramenta e que se acione imediatamente a distribuidora gerente da Neoenergia Elektro.
Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente a concessionária pelo 0800 701 01 02.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE