20 C
Jundiaí
domingo, 29 dezembro, 2024

Relatório indica investimento de US$ 4 trilhões para atingir metas climáticas globais até 2030

PUBLICIDADE

Cumprir as metas climáticas estabelecidas pelo Acordo de Paris exigirá um investimento global de US$ 4 trilhões até 2030. Essa é a conclusão de um relatório divulgado na última semana pela embaixadora e Secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito.

O Acordo de Paris, estabelecido na COP 21 em 2015, visa engajar os países em ações para limitar o aumento da temperatura global a no máximo 1,5 grau Celsius acima dos níveis do final do século 18. Com a COP 30 prevista para ocorrer em Belém no próximo ano, a autora do relatório, Tatiana Rosito, enfatizou a necessidade de revisar as ações de combate às mudanças climáticas.

Rosito também destacou a importância de reavaliar o sistema financeiro global vinculado a essas ações de combate.

Segundo Rosito, um novo conjunto de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) será anunciado na COP 30, “alinhado aos planos nacionais de desenvolvimento e investimento”. As NDCs são voluntárias.

“A mobilização de capital privado foi uma questão central nas discussões. É necessário utilizar capitais públicos para alavancar mais capitais privados, uma vez que os recursos públicos disponíveis são insuficientes”, afirmou Rosito, conforme comunicado do governo destacando as reuniões do G20.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here