18.1 C
Jundiaí
quarta-feira, 1 janeiro, 2025

São Paulo em alerta para novos tremores de terra

PUBLICIDADE

Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), alerta que os residentes das cidades paulistas podem continuar a sentir tremores nos próximos dias ou até semanas.

Collaço explica que os tremores estão relacionados ao poderoso terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter que atingiu a região de Antofagasta, no Chile, perto da fronteira com a Argentina.

Os sismos que ocorrem nos Andes, dependendo da magnitude e da profundidade, podem ser sentidos em São Paulo, pois a cidade está situada em uma bacia sedimentar que amplifica as ondas sísmicas”, explica Collaço.

“Além disso, pelo fato do sismo ter ocorrido à noite, quando as pessoas estão mais calmas, esse tremor pode ser percebido principalmente em bairros mais altos e por quem está em edifícios”, acrescenta.

Apesar do susto, o especialista enfatiza que é “muito pouco provável” que esses tremores causem danos estruturais. “A essa distância, o tremor não vai causar nenhum problema significativo”, conclui Collaço.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here