O WhatsApp deixará de funcionar em celulares que utilizam o sistema operacional KaiOS. Usuários que não conectaram seus dispositivos ao aplicativo antes de 25 de junho não poderão mais fazer essa conexão. Aqueles que já ativaram o WhatsApp poderão continuar usando o aplicativo até o início de 2025.
A informação foi divulgada na página de ajuda do site da KaiOS, que não forneceu explicações sobre o motivo do encerramento do serviço na plataforma.
O sistema operacional, desenvolvido a partir do antigo Firefox OS, é utilizado em celulares básicos e adaptado para dispositivos sem tela sensível ao toque. Empresas como Nokia, Positivo e Multilaser utilizam essa plataforma em seus aparelhos.
A Central de Ajuda do WhatsApp ainda lista dispositivos com KaiOS 2.5.0 e versões posteriores, incluindo JioPhone e JioPhone 2, como compatíveis. No entanto, a situação pode mudar após o início de 2025, conforme indicado pelo sistema operacional.
Segundo o site, “todos os anos, analisamos quais aparelhos e softwares mais antigos têm o menor número de usuários. Esses dispositivos podem não receber as atualizações de segurança mais recentes ou não ter as funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp”. Isso pode explicar o motivo do fim da compatibilidade com o KaiOS.
Não foram encontradas informações sobre alterações no funcionamento do aplicativo WhatsApp para os sistemas operacionais Android e iOS. O suporte e funcionamento do WhatsApp nesses sistemas permanecem inalterados até o momento.