19.2 C
Jundiaí
sábado, 28 dezembro, 2024

Cia. Jovem de Dança é indicada pela 8ª vez ao Prêmio APCA

PUBLICIDADE

A Cia. Jovem de Dança recebeu sua 8ª indicação ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), desta vez pela coreografia “Mulher Jovem com os olhos fechados, c.1890”. Com esta nova nomeação, divulgada neste semestre, o corpo artístico municipal de Dança, vinculado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura, acumula oito indicações ao prêmio, com duas vitórias anteriores.

A coreografia foi apresentada em sua estreia na abertura da 26ª edição do festival Enredança, no Teatro Polytheama, e foi indicada na categoria “Coreografia/Criação”. A peça, um dueto criado por Alex Soares, diretor artístico do grupo, tem como inspiração a escultura de Camille Claudel, feita no final do século 19, e se baseia tanto em suas obras em terracota quanto em sua vida pessoal.

“Essas nomeações, o reconhecimento em prêmios e o sucesso de público que a Cia. Jovem de Dança e outros corpos artísticos têm conquistado para Jundiaí nos últimos anos são frutos dos investimentos da Prefeitura na Cultura e da valorização das Artes para a cidade. Projetos como esses têm promovido o repertório e a formação de público, sendo motivo de celebração pelas políticas públicas implementadas pelo prefeito Luiz Fernando Machado”, afirma o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Para Alex Soares, a nova indicação reflete o trabalho sério desenvolvido pela companhia. “Cada vez mais, a Cia. Jovem de Dança tem conquistado o espaço que merece, inclusive no cenário nacional. Recentemente, levamos nosso programa para Campo Grande (MS), e esse reconhecimento é resultado do trabalho contínuo e do amadurecimento de um elenco jovem que, desde 2020, tem sido indicado para este importante prêmio. No ano passado, com ‘Dança pra Lua’, fomos uma das companhias públicas mais indicadas em uma mesma edição, o que reforça a posição conquistada no cenário da Dança”, conclui.

Outros APCA

As demais indicações da Cia. Jovem de Dança ao Prêmio APCA incluem uma série de marcos importantes. A primeira delas ocorreu em 2020, com a coreografia “P.A.Q.U.I.T.A.”, uma criação de Alex Soares, que foi apresentada nas redes sociais e indicada na categoria “Criação”. A sigla do título se refere a “Passos aleatórios que um impulso te apresenta”.

Na sequência, a companhia foi indicada na categoria Prêmio Técnico “Projeto, Programa, Difusão e Memória” pelo projeto realizado no Mês do Patrimônio de 2021. A série de vídeos foi gravada em locais icônicos da cidade, como o Espaço Expressa, a Serra do Japi e o Teatro Polytheama, e também foi assinada por Alex Soares. No mesmo ano, a Cia. recebeu uma terceira indicação, na categoria “Espetáculo não presencial”, com a coreografia “TikClog Dance”, inspirada na clássica cena dos tamancos do balé “La fille mal gardée” (A Garota mal protegida), de Noverre.

A segunda vez em que a Cia. Jovem de Dança foi contemplada aconteceu em 2023, na categoria Melhor Espetáculo, com a coreografia “Dança pra Lua”, de Ivan Bernardelli. O espetáculo, que celebra a Lua e suas simbologias, incluindo a circularidade e os ciclos, conquistou ainda indicações nas categorias “Coreografia/Criação”, “Elenco” e “Projeto, Programa, Difusão e Memória”.

Ainda em 2023, a Cia. foi novamente indicada ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo, desta vez na categoria Dança, com a coreografia “Instagrimm”.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas

PUBLICIDADE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here