A amamentação vai além de uma simples alimentação: é um gesto de carinho que impacta profundamente as vidas. O leite materno, reconhecido como o alimento mais adequado para os bebês, é essencial para o seu desenvolvimento. Por isso, o Hospital Universitário e o Banco de Leite de Jundiaí reforçam suas campanhas de conscientização, incentivando a doação e promovendo a saúde dos recém-nascidos mais vulneráveis.
Com a proximidade do fim de ano, o número de doações tende a diminuir. Por isso, o Banco de Leite faz um apelo às mães saudáveis que estão amamentando e possuem excesso de leite para que se tornem doadoras. Não há quantidade mínima para doar, e qualquer mulher que não esteja fazendo uso de medicamentos que possam interferir na amamentação pode contribuir.
Marcela Bionti, coordenadora do Banco de Leite, destaca a relevância dessa ação:
“A mãe que pode contribuir, deve contribuir. Não faltará leite para seu filho, e você poderá mudar a vida de um recém-nascido, oferecendo saúde e colaborando para o ganho de peso deste bebê tão vulnerável que precisa de ajuda.”
Um ato de amor que transforma vidas
Ana Emília Bacarin, mãe e doadora do Banco de Leite, compartilha sua experiência: “Amamentar não é apenas alimentar minha filha, é a conexão que criamos através de olhares e carinhos. Fui doadora em 2019 e agora, em 2024, com minha caçula. A doação de leite é um ato de generosidade e amor, benéfico para quem recebe e ainda mais para quem doa”, destaca.
Em outubro de 2024, o Banco de Leite Humano de Jundiaí coletou 96.075 ml de leite e distribuiu 100.620 ml para beneficiar 49 recém-nascidos. Esse resultado foi alcançado graças à solidariedade de 59 doadoras ativas.
Como doar
Doar leite é simples e salva vidas. Para mais informações sobre como doar, entre em contato pelo telefone 08000.178.155. O Banco de Leite Humano está localizado na Rua Ragusa, 54, Jardim Messina, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e aos sábados, das 7h às 13h.