publicidadespot_img
19.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 31 janeiro, 2025

Candidato é aprovado em 1º lugar usando nome de Bolsonaro e dados falsos

Um processo seletivo para preencher o cadastro de reserva de professores na Prefeitura de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, teve o nome de Jair Messias Bolsonaro como o primeiro colocado. A lista de classificados, divulgada nesta segunda-feira (27), gerou surpresa, mas a prefeitura esclareceu que se tratou de um caso de uso de dados falsos.

O resultado do processo seletivo revelou que o inscrito como Bolsonaro tem 29 anos e se candidatou à vaga de professor de Educação Física, com salário de R$ 2.403,73, sob regime de designação temporária (DT).

O documento também revela que o suposto Jair Messias Bolsonaro nasceu em 29 de março de 1995. No entanto, nessa mesma data, o ex-presidente do Brasil já tinha 40 anos e era deputado federal pelo Rio de Janeiro. O verdadeiro Bolsonaro nasceu em 21 de março de 1955.

O candidato que se inscreveu utilizando o nome do ex-presidente afirmou no processo seletivo que possui habilitação plena em Educação Física, com especialização em Educação do Campo, além de registro no Conselho Regional de Educação Física.

Outro lado

Em resposta sobre o caso, a Secretaria de Educação de São Mateus esclareceu que o nome “Jair Messias Bolsonaro” na lista de classificados do processo seletivo para docentes temporários (DTs) se trata de uma utilização de dados falsos durante a inscrição.

“A utilização de informações falsas é um crime, e a secretaria, em conjunto com o jurídico da prefeitura, está tomando as providências necessárias”, informou a gestão municipal.

O edital para o processo seletivo foi divulgado pela Prefeitura de São Mateus no dia 21 de janeiro deste ano, com vagas para diversos cargos, incluindo professor, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, cuidador, secretário escolar, coordenador de turno, auxiliar de educação infantil e motorista de transporte escolar.

A prefeitura explicou que o resultado classificatório não é definitivo e os próximos passos incluem:

  • Análise de documentos: entre os dias 27 e 29 de janeiro.
  • Resultado preliminar: será publicado após a análise de documentos.
  • Recurso do resultado preliminar: os candidatos poderão recorrer.
  • Resultado final: será publicado após os recursos.
  • Disponibilização de Link e Convocações: conforme o anexo VII do edital.

Além disso, o Conselho Regional de Educação Física do Espírito Santo informou que o nome “Jair Messias Bolsonaro” não consta no registro da instituição.

“O papel do CREF22/ES é regulamentar e fiscalizar a profissão, garantindo que apenas profissionais habilitados atuem, fortalecendo a categoria e promovendo o reconhecimento da Educação Física. Sobre o caso mencionado, informamos que a pessoa em questão não possui registro no CREF22/ES”, destacou a nota oficial do órgão.

A reportagem também procurou a Polícia Civil para saber se o caso foi registrado e está sendo investigado, mas não obteve resposta até a publicação.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta