A Prefeitura de Jundiaí anunciou a abertura de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada a pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio. O programa é uma oportunidade para quem busca retomar os estudos e melhorar suas condições de empregabilidade e desenvolvimento pessoal.
Os interessados devem procurar a secretaria do CMEJA – que tem acesso pelo Complexo Argos e pela rua José do Patrocínio, 200. O período de matrícula vai até o dia 31 de janeiro (sexta-feira), com horário de atendimento estendido, das 8h às 18h.
A Unidade de Educação reforça que a EJA é uma importante ferramenta de inclusão, oferecendo acesso à educação para quem, por algum motivo, precisou interromper seus estudos. Além disso, o programa promove a formação integral dos alunos, estimulando o protagonismo e a cidadania.
Para efetuar a matrícula são necessários a original e cópia dos seguintes documentos: RG, comprovante de escolaridade (histórico escolar ou diploma), além de comprovante de endereço, que não deve obrigatoriamente ser do Município. Para o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), as matrículas podem ser feitas por interessados maiores de 15 anos completos; já para o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano), a idade do interessado deve ser maior de 18 anos também completos.
Os cursos têm duração de dois anos (quatro semestres). Pelo Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano), as aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino (das 8h às 11h30) e noturno (das 17h30 às 21h).
Já pelo Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano), no período da manhã, as aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Nos períodos da tarde e da noite, o formato do curso é semipresencial, com carga horária presencial em três dias da semana, e uma carga horária para cumprimento de atividades on-line.
Já pelo Ensino Médio (do 1º ao 3º ano), o curso tem formato semipresencial, com aulas presenciais três vezes na semana e carga horária para cumprimento remoto. As opções de aulas presenciais são em seis horários: das 8h às 10h, das 10h às 12h, das 14h às 16h, das 16h às 18h, das 18h às 20h e das 20h às 22h.
Pelos cursos semipresenciais, as aulas na escola podem ser em turmas às segundas, quartas e sextas-feiras ou às terças, quintas e sextas-feiras.
Já na unidade descentralizada da Emeb Ivo de Bona, as aulas são no período noturno (das 18h às 22h), nas modalidades presencial para o Ensino Fundamental e semipresencial para o Ensino Médio. As matrículas e informações devem ser obtidas também no CMEJA.