O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Luis Fernando Miguel, participou em Itupeva da primeira reunião do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico Circuito das Frutas, na quarta-feira (8).
Acompanhado da técnica em Turismo do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Débora Frare, o prefeito manifestou, durante seu pronunciamento, o interesse em promover uma alteração na fruta símbolo do município.
Atualmente, o maracujá representa Morungaba no Circuito das Frutas, mas o prefeito propôs substituí-lo pelo café. “Gostaríamos de valorizar a cultura cafeeira de nosso município, que conta com diversas fazendas tradicionais e marcas próprias no comércio local”, afirmou.
Café é fruta?
Sim, o café é uma fruta, pois é produzido a partir do fruto do cafeeiro, conhecido como “cereja do café”. Em 2004, quando Morungaba passou a integrar o Circuito das Frutas, o maracujá realmente era a fruta que representava a cidade, já que na época se destacava na produção local. Porém sua produção acabou diminuindo e atualmente não há uma produção expressiva na cidade.
Por outro lado, o café sempre fez parte da história de Morungaba, desde meados do século XIX, por volta de 1850, no tempo em que as primeiras casas da região central foram levantadas às margens do Ribeirão dos Mansos, quando as lavouras cafeeiras se expandiam pelo Estado.
Junto com os cafezais, chegaram os primeiros imigrantes italianos que se fixaram, primeiro nas lavouras e, em seguida, no comércio. Neste período, Morungaba contava com as maiores lavouras de café da região, chegando ao auge de sua produção por volta de 1910.
Galhos de café frutificados ao natural, em cor vermelha. emolduram o escudo do brasão de armas do município instituído em 1972, simbolizando o principal fruto que foi o principal esteio da economia municipal durante muitas décadas, de acordo com a Enciclopédia Heráldica Municipalista.
Grandes propriedades agrícolas refletem até o hoje os tempos áureos do café, como a Fazenda Santa Maria fundada em 1866, pela família Bueno de Aguiar.
“A representação do café como a nova fruta de Morungaba é um passo estratégico para o turismo local. Além de uma rica história e tradição, oferece diversidade e visibilidade, desde visitas guiadas às plantações até a comercialização do produto de alta qualidade que tem sido um destaque da cidade”, explica a técnica em Turismo, Débora Frare. Ela enfatiza que a iniciativa pode consolidar Morungaba como um destino turístico especializado em café, promovendo um destino sustentável e um orgulho local com eventos temáticos como a Festa do Café, a rota turística do café e até um Museu do Café. Já existe uma oferta de Cafés Coloniais em alguns estabelecimentos.