24.8 C
Jundiaí
quarta-feira, 22 janeiro, 2025

Idosos são alvo de consignados dentro do Magazine Luiza

A presença de idosos dentro de lojas do Magazine Luiza é vista como uma oportunidade para a venda de serviços da financeira da varejista, a LuizaCred. Denúncia apresentada ao Ministério Público do Trabalho de São Paulo mostra orientações para abordar aposentados, mesmo que estes não manifestem interesse em produtos como crédito consignado e seguros.
“Aproveitem 100% dos clientes aposentados dentro da loja, não espere ele sentar na LuizaCred, vá até ele e venda o consignado”, diz panfleto anexado aos documentos.
Segundo a denúncia, “os manuais de vendas da Luizacred indicam que as lojas da varejista são verdadeiras ratoeiras para idosos”.
Funcionários confirmaram a orientação e relataram a constante cobrança pelo cumprimento de “metas” na venda de cartões de crédito, seguros e “combos” de serviços financeiros.
“Cliente sentou na mesa, combo neles; cliente está no caixa, combo neles; cliente está no salão de vendas, combo neles”, orienta outro documento anexado à denúncia.
As ligações telefônicas também são apontadas como estratégicas. “Telemarketing é a chave do sucesso”, diz outro panfleto.

Manobra
A denúncia também aponta, que os funcionários da LuizaCred oferecem, dentro das lojas da varejista, serviços típicos de um banco tradicional. No entanto, são registrados como vendedores da Magazine Luiza — na categoria de comerciários do varejo —, e não como bancários ou financiários. Isso porque as duas últimas categorias contam com salários maiores e jornadas de trabalho menores.
A denúncia também lista dezenas de decisões trabalhistas, apenas no estado de São Paulo, reconhecendo a irregularidade na contratação dos funcionários da LuizaCred. Em algumas delas, houve condenações determinando o pagamento de encargos e benefícios da categoria dos financiários e bancários a empregados da LuizaCred registrados como vendedores da varejista.

O que diz o Magazine Luiza
Questionada sobre as orientações aos funcionários da LuizaCred apresentadas na denúncia, a Magazine Luiza não se manifestou até a publicação do texto.
Sobre a suposta manobra para driblar direitos trabalhistas, o Magazine Luiza informou que a Luizacred “opera em total conformidade com a legislação trabalhista vigente e com todos os parâmetros legais definidos pelo Banco Central do Brasil”.
Em relação à denúncia protocolada no Ministério Público do Trabalho de São Paulo, o Magazine Luiza disse que “não foi formalmente notificada”. “Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e com o cumprimento das normativas legais em todas as nossas operações”, conclui a nota.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADE

Deixe uma resposta